Motocicletas

Kawasaki KLX300R tem boa performance nas trilhas offroad

Fotos: Johanes-Duarte
Escrito por Roberto Nunes

Marcas japonesas dominam o segmento de motos no Brasil. O mercado tem como líder a Honda com quase 75% das vendas no País. A Kawasaki Motores do Brasil corre por fora e é a atual líder do segmento off-road acima de 250 cc. Para aumentar o leque de opções, a Kawasaki apresenta a KLX300R. O novíssimo modelo tem um motor moderno, potente e confiável. Tem ainda uma ciclística com suspensões de primeira linha com longo curso e repletas de recursos de regulagem.

A nova KLX300R vem equipada com o moderno motor monocilíndrico com capacidade de 292 cc, de arrefecimento líquido com dois radiadores. O sistema é do tipo DOHC (Dual Over Head Camshaft), ccom acionamento das quatro válvulas feito por dois comandos. O motor é capaz de gerar potência máxima de 29 cavalos a 8.000 RPM e torque máximo de 2,7 kgf.m a 7.000 RPM.

Fotos: Johanes-Duarte

A moto conta com partida elétrica e sua alimentação é feita por um sistema de injeção DFI de última geração, que utiliza corpo Keihin com 34 mm de venturi. O sistema de escapamento é fabricado em aço inox, que traz como vantagem, além do apelo estético – mostrando o refinamento dos acabamentos, a capacidade de não enferrujar sob quaisquer circunstâncias. Outro destaque é em relação ao câmbio de 6 velocidades. É para uso na prática de rally, onde boa parte das disputas são realizadas em longos estradões de terra ou areia e em velocidades mais altas. Em relação à transmissão final, a nova Kawasaki tem corrente com passo de 520 e coroa e pinhão com 50 e 14 dentes respectivamente.

O sistema de suspensão da KLX300R é especial. Na dianteira ela traz como item de série, amortecedores invertidos, tipo upside down, com largos tubos de 43 mm de diâmetro – que minimiza torções, generoso curso de 285 mm e regulagem de compressão com 18 posições. Na traseira, o sistema Uni-Trak de monoamortecimento conta com balança de alumínio, amortecedor a gás dotado de reservatório externo e curso de 285 mm. Nele, as regulagens são amplas e podem ser ajustadas na pré-carga da mola e na compressão e retorno da parte hidráulica.

Na KLX300R, as rodas raiadas tem o diâmetro de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Nelas, chamam a atenção os belos aros em alumínio anodizados na cor preta, da marca japonesa D.I.D, reconhecidamente resistentes e de ótima qualidade. Elas são calçadas com pneus 80/100-21 M/C 51M MST e 100/100-18 M/C 59M NHS, respectivamente. A Kawasaki deu a devida atenção à ergonomia no projeto da KLX300R. Similar ao utilizado na família KX, seu assento é estreito e integrado ao tanque de combustível de 7,9 litros, oferecendo ótimo encaixe para as pernas. As pedaleiras são posicionadas de forma a oferecer apoio adequado para as pernas, facilitando ainda o apoio dos pés no chão, com segurança.

Fotos: Johanes-Duarte

Seu visual inspirado na linha KX é impactante e imponente, sugerindo tratar-se de uma motocicleta de maior cilindrada. Ela tem a distância entre eixos de 1.435 mm, 900 mm de altura do assento e amplo vão livre do solo com 300 mm, que permite a prática do off-road com incursões em terrenos difíceis sem que o fundo da moto raspe em pedras ou galhos.

Disponível na cor Battle Gray, a novíssima Kawasaki KLX300R 2025 tem previsão de chegada aos concessionários na segunda quinzena de setembro, com preço público sugerido de R$37.990,00 (+frete).

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário