O faturamento bruto do setor de contratação de veículos deve superar pela primeira vez, neste ano, os R$ 60 bilhões. Essa é a avaliação da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) dos números preliminares referentes à atividade em 2025. De acordo com as projeções da entidade, o crescimento do lucro do setor alcançará em torno de 12%.
Conforme análise prévia da ABLA, a aquisição de veículos por parte das locadoras será menor este ano. Juros altos e a manutenção de preços em patamares elevados incentivaram as empresas a comprarem menos veículos novos para a recomposição da frota em 2025. Apesar disso, o crescimento dessa frota total das locadoras ficará em cerca de 5,5%.
“Mesmo tendo superado alguns entraves, como a crise global dos chips automotivos, o cenário para a indústria e também para a locação ainda é assustador. No entanto, há alguns fatores que nos levam a crer numa recuperação em 2026, ano de Copa e eleições”, avalia o vice-presidente da ABLA, Paulo Miguel Jr.
Segundo ele, a temporada de verão será um bom ritmo para a atividade em 2026. A expectativa é que a demanda no rent a car, modalidade de locação ligada ao turismo, cresça em cerca de 10% nos próximos meses, em relação à alta temporada de 2025.


Deixe um comentário