Automotivo

MB celebra produção de 600 mil unidades do Classe G

Escrito por Roberto Nunes

A Mercedes-Benz alcança um marco emblemático com a fabricação de 600 mil unidades do lendário Classe G. Produzido em Graz, na Áustria neste mês de agosto, o exemplar que atingiu esse marco, um G 580 com Tecnologia EQ na cor preto ônix metálico, reforça a trajetória de sucesso do icônico off-road, reconhecido mundialmente por seu design inconfundível e desempenho excepcional fora de estrada desde 1979.

Ao longo dos anos, edições especiais e limitadas sempre fizeram parte da história do Classe G. Em 2024, uma versão extremamente exclusiva encantou os entusiastas: o Mercedes-Benz Classe G Edition STRONGER THAN THE 1980s respondeu ao desejo despertado pelo automóvel exclusivo criado para comemorar as 500.000 unidades produzidas dois anos antes. Essa edição foi uma homenagem à primeira geração do Classe G, o W 460, que conquistou corações nos anos 1980 com sua combinação única de desempenho superior tanto dentro quanto fora de estrada e lançou as bases para uma trajetória de sucesso sem igual, o status de culto do ícone off-road e que essa tradição continuará no futuro.

O Classe G é o veículo da marca que oferece o maior número de possibilidades de personalização. A MANUFAKTUR foi lançada para o modelo em 2019 e, atualmente, mais de 90% dos clientes do Classe G optam por pelo menos uma opção MANUFAKTUR, em média. Com a MANUFAKTUR, mais de um milhão de combinações tornam possível transformar o sonho de um modelo único em realidade. A marca também atende à crescente demanda por cores e tonalidades exclusivas inspiradas em designs icônicos do passado. Desde 2024, é possível escolher entre até 20 mil opções de pintura.

Desde 1979 estabelecendo novos padrões

Ao lado do Classe S e do Classe E, o Classe G é uma das classes com maior tempo de produção na história da marca. O primeiro modelo G já combinava excelente capacidade off-road com conforto e elevados padrões de segurança característicos da Mercedes-Benz. No lançamento, na primavera de 1979, os clientes podiam escolher entre quatro variantes de motorização, com potências variando até 150 cv.

Nas últimas quatro décadas, o Classe G evoluiu de um veículo comercial e militar para um objeto de desejo e estilo de vida único, mantendo seu caráter inconfundível e design típico até os dias atuais. A tração integral, os bloqueios de diferencial com travamento 100% e o chassi em estrutura de longarinas fazem parte do DNA do Classe G desde o início. Elementos de design icônicos, como os faróis redondos ou o estepe exposto na porta traseira com dobradiça lateral, garantem que o ícone off-road seja reconhecido como um herdeiro direto do primeiro modelo de 1979.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário