Carros

MG Motor celebra 68 anos do recorde do EX181

Escrito por Roberto Nunes

MG EX181, carro lendário desenvolvido pela MG Motor na década de 1950, se mantém até os dias de hoje como um expoente da engenharia automotiva. O modelo da marca de origem britânica foi, por mais de cinco décadas, o recordista de velocidade de sua categoria, inspirando gerações de engenheiros e designers automotivos a superar sua proposta de inovação, esportividade e desafios técnicos para a época.
Conhecido como “Roaring Raindrop” (Gota de Chuva Rugidora), o MG EX181 teve sua aerodinâmica meticulosamente desenvolvida para maximizar o desempenho do motor supercharged de 1.5 litro. Para a época, um veículo com a silhueta aerodinâmica como a dele alcançar velocidades tão altas era inimaginável. Foi então que, em 1957, nas icônicas Bonneville Salt Flats (planícies de sal de Bonneville), em Utah (EUA), o piloto Stirling Moss conduziu o modelo pela primeira vez a uma velocidade de 245,64 mph (395,32 km/h). Dois anos mais tarde, foi a vez de Phil Hill, o primeiro campeão mundial de F1 americano, que elevou a marca para 410,5 km/h, quebrando o recorde mundial da Classe F.

“O MG EX181 foi mais do que um carro de recordes; tornou-se o grande exemplo do espírito audacioso e da paixão pela engenharia que sempre impulsionaram a MG,” afirma Flavio Guzmán, Head de Marketing, Produto, Marca & PR da MG Motor Brasil. “Ainda, o fato de esse recorde ter persistido ao longo de mais de 50 anos, resistindo aos avanços da tecnologia e às inovações do mercado automobilístico, prova que realmente estamos no caminho da excelência, moldando o futuro da mobilidade com a mesma coragem, audácia e inovação do passado.”
MG EX181 permaneceu como o detentor do recorde em sua categoria até 2014, consolidando um legado de mais de 50 anos de invencibilidade. Este espírito pioneiro e a busca incessante por inovação, tão evidentes no EX181, continuam a ser a força motriz por trás da MG Motor hoje, inspirando a marca a reimaginar o futuro da mobilidade com a mesma coragem e engenhosidade.
MG EXE181: Unindo herança e futuro

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário