Automotivo Motocicletas

Moto Morini investe R$ 250 milhões no Brasil

Escrito por Roberto Nunes

O sobrenome é italiano, mas a trajetória é 100% construída no Brasil. Fabrício Morini é o empresário responsável por consolidar a chegada da lendária marca Moto Morini ao país. Desde janeiro deste ano, a operação vem ganhando corpo sob sua liderança, em um plano de investimento de R$ 250 milhões até 2027, com metas ousadas de vendas e posicionamento.

Mais do que trazer uma marca icônica do motociclismo europeu, Fabrício Morini se posiciona como um empreendedor multifacetado, movido por resiliência, competitividade positiva e visão global de negócios. O primeiro passo na carreira executiva foi a bordo do Frans Café. Depois de regressar dos Estados Unidos onde foi bolsista na universidade do Missouri, onde viveu a experiência de um ensino prático, baseado em vivências práticas que moldou sua visão empresarial.

⁠De volta ao Brasil e podendo colocar em prática tudo que viveu naquele país sua inquietude o levaria além. Piloto de avião e apaixonado por desafios, construiu uma trajetória marcada pela pluralidade, com influência no setor da indústria com foco em mercados internacionais, até o desafio de assumir o desafio de representar no Brasil uma das mais tradicionais fabricantes de motocicletas italianas.

Sob a liderança de Fabrício, o plano local para a Moto Morini elevar o market share até 2026, com a comercialização de 5.000 unidades anuais ao longo dos próximos 4 anos, em um mercado dominado por Honda e Yamaha, que concentram juntas mais de 90% das vendas. Mas, para Fabrício Morini, a meta não é volumétrica. “Não queremos ser a maior marca. Queremos ser a mais lembrada entre aqueles que realmente amam o que pilotam. Nesse mercado, os detalhes fazem toda a diferença: o toque do acelerador, o som do motor, o design do farol. Não vendemos apenas motocicletas; entregamos o direito de fazer parte de algo maior”, afirma.

Mais do que números, o CEO da Moto Morini no Brasil defende uma mentalidade empreendedora baseada em três pilares: persistência, resiliência e competitividade positiva. Foi essa visão que o inspirou a escrever o livro “Faça Seu Negócio Decolar”, publicado em 2023, que se tornou best-seller no Brasil, com mais de 20 mil cópias vendidas e destaque no ranking da Revista Veja.

“Empreender é acreditar quando todos duvidam. O mercado pode até impor obstáculos, mas a mentalidade correta transforma barreiras em combustível”, resume. Fabrício Morini : transformar a marca em legado. “Meu objetivo não é apenas o próximo trimestre, mas os próximos séculos. Quero que o nome Morini esteja na história da inovação e do empreendedorismo muito além da minha geração”, concluiu.

Fabrício Morini foi, e continua sendo, procurado por empresas internacionais interessadas em ingressar na América Latina. Nos últimos anos, encabeçou a chegada da maior produtora de óleo lubrificante independente da Europa ao Brasil e, agora, comanda em paralelo a entrada da primeira planta de biossolventes da região, prevista para ser lançada no próximo ano, com investimento expressivo.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário