Motocicletas

Ninja ZX-10R apresenta problema no motor; Kawasaki faz recall

Escrito por Roberto Nunes

A segurança é item número 1 na indústria automotiva. No segmento de motos, é essencial ter componentes e sistemas em ordem para garantir a segurança do condutor e do carona. O Procon/SP realiza um trabalho sério e orienta os consumidores sobre seus direitos, apontando desta vez o recall de motos Ninja.
A Kawasaki Motores do Brasil Ltda. em respeito a seus clientes, informou que os proprietários das motocicletas modelo Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10R SE modelos 2020, fabricadas em março de 2019, com números de chassi abaixo, a agendar uma visita a uma das concessionárias autorizadas Kawasaki para a reprogramação da ECU e substituição das válvulas de sucção de ar do cabeçote.

O uso da motocicleta deverá ser suspenso imediatamente até que o reparo seja realizado.

Modelo Ano/Modelo Faixa de numeração de chassi
Ninja ZX-10R 2020 96PZXVE1*LFS00001 até 96PZXVE1*LFS00161
Ninja ZX-10R SE 2020 96PZXVH1*LFS00001 até 96PZXVH1*LFS00020

No comunicado, a empresa informa que a programação da ECU (Unidade de Controle do Motor) pode causar um atraso na queima do combustível quando usada em conjunto com o sistema de troca de marchas Quick Shifter em condições extremas de condução, resultando em deformação e/ou quebra das válvulas de sucção de ar. O uso contínuo nesta condição pode resultar em derretimento das peças ao redor pela alta temperatura do retorno dos gases de escape, podendo causar um incêndio e gerar acidentes fatais.
A Kawasaki alerta que o uso das motos envolvidas nessa campanha deve ser suspenso imediatamente até que o reparo seja realizado. Os proprietários das referidas motos deverão agendar junto a uma concessionária da marca a reprogramação da ECU e substituição das válvulas de sucção de ar do cabeçote. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 773 1210, das 9h às 17h.
Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário