Testes

Nissan Frontier Attack chega com força no mundo offroad

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

A Frontier corre por fora no mundo das picapes médias no Brasil. Nem sempre é vista pelo público do agronegócios como uma das melhores opções do mercado nacional. Mas a Nissan tem suas armas: além da topo da gama Pro4 X, a Frontier Attack surge como uma das mais equipadas versões das picapes com tração 4×4 vendidas no País. Visual bruto, cabine dupla, capacidade de carga e mecânica forte são atributos para transpor os mais complicados obstáculos nas trilhas da fazenda e na pegada mais offroad pelas estradas vicinais do Brasil afora.

A configuração Attack é uma picape com pacote mais intermediário do portfólio Frontier. E na prática a Nissan oferece praticamente tudo que o picapeiro tanto deseja. Tem preço sugerido de R$ 219.990 e entrega um bom pacote de equipamentos e mecânica forte. Quem tem picape precisa de força e a Nissan equipa a Frontier Attack com o motor 2.3L Bi-Turbo Diesel de 190 cavalos de potência máxima a 3.750 rotações por minuto e torque de 45,9 kgf.m entre 1.500 e 2.500 rpm. Tudo auxiliado pela transmissão automática de 7 velocidades, direção hidráulica e tração 4×4.

O visual da Frontier Attack indica que a picape é da roça e do offroad. A Nissan destaca seu conjunto de faróis de neblina, grade frontal off-road e um robusto protetor de motor. Tem estribos laterais, faróis dianteiros com máscara negra e maçanetas internas e externas em pintura preta. A versão da Frontier vem com adesivos Attack, santantônio, volante com detalhe exclusivo Attack e exclusivo alargador de para-lamas. Ficou de fora o protetor da caçamba, opcional para proteger os pertences no veículo.

Antes de destacar as qualidades da Frontier Attack, é bom o picapeiro perceber que a Nissan garante a segurança e o pacote básico de entretenimento. O kit de equipamentos de segurança inclui airbags para motorista e passageiro, além de airbags laterais e de cortina, totalizando seis dispositivos de segurança. Há ainda acendimento inteligente dos faróis e faróis dianteiros diurnos. A segurança passiva é reforçada por alças de auxílio e segurança fixas, além de cintos de três pontos nos assentos traseiros.

A Nissan equipa a Frontier Attack com uma série de tecnologias modernas: Bloqueio de Diferencial Eletrônico (ABLS), Controle Automático de Descida (HDC), Controles de Tração e Estabilidade (VDC), e um sistema de auxílio de partida em rampa (HSA) para enfrentar inclinações com facilidade. Há também o sistema de freios ABS, que inclui controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), garantindo uma resposta eficiente em situações críticas.

O sistema de conectividade é básico e o multimídia também. Nada demais nem nada de menos. É possível emparelhar o smartphone por meio do Android Auto e do Car Play e ter os benefícios da conectividade via aplicativos. Para maior comodidade dos passageiros, há três tomadas de 12V, três entradas USB-A, uma entrada USB-C e uma entrada auxiliar. Entre os destaques, estão dois alto-falantes localizados nas portas dianteiras e uma antena de teto, garantindo uma experiência de áudio de qualidade. Há também um eficiente sistema de ar-condicionado para todos.

 

A Frontier Attack tem dimensões generosas e bate de frente com a grande oferta de picapes médias (Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Volkswagen Amarok e JAC Hunter – no Brasil. Tem 5,26 metros de comprimento, altura de 1 metro e 83cm, largura de 1,85 metro e entre-eixos de 3,15 metros. Sua caçamba transporta até 1.029 kg e o tanque de combustível é de 73 litros. Tem altura do solo 249 mm, o que favorece transpor obstáculos e valas.

A Nissan Frontier conta com 6 anos de garantia. De acordo com a versão, a picape vem com uma série de inovações como a Visão 360º Inteligente (a primeira a dispor deste equipamento no segmento); Detector Inteligente de Objetos em Movimento; teto solar (também a primeira entre os concorrentes); multimídia com tela de oito polegadas; seis airbags e sistema Isofix para cadeiras infantis. A linha 2025 da picape Frontier inclui as versões Attack, XE, PRO4X e Platinum.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário