Testes

Nissan Kicks se saiu bem nas trilhas da Chapada Diamantina

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes, Ibicoara, Chapada Diamantina

Crossover urbano da Nissan, o Kicks se sai bem também nas trilhas leves. Em uma visita técnica para a  realização da terceira edição do Rally da Chapada – que será no dia 15 de julho -, fui de Kicks para os caminhos dos municípios de Ibicoara e Barra da Estiva, no sudoeste da Chapada Diamantina, Bahia. Foram cerca de 1.500 km rodados com carro cheio (quatro adultos) e bagagens dos aventureiros. E o Kicks mostrou que é bom de estrada e bom, também, das estradas vicinais.

O Kicks é um dos inúmeros SUV’s e crossovers urbanos que rodam pelo Brasil afora. Por sinal, a Nissan acaba de anunciar o modelo 2024 nas configurações Active, Sense, Advance e Exclusive, todas com câmbio Xtronic CVT.

AUTOS E MOTOS pegou a estrada com o Kicks Exclusive. Fabricado no Complexo Industrial Nissan, em Resende (RJ), o Kicks tem design diferenciado e traz pacote amplo de equipamentos para agradar todos que desejam um veículo urbano e espaçoso. O carro testado tem apoio de braço, regulagem de altura dos faróis e chave inteligente presencial I-Key com design atualizado (nas versões mais caras Advance e Exclusive). Há ainda o Pack Tech com carregador para celular por indução e o Nissan Safety Shield, que tem diferentes tecnologias de de segurança que monitoram o carro para proteger e o motorista em situações inesperadas, como a de aproximação de outro veículo à frente).

O Kicks tem sistema de frenagem de emergência e segurança passiva. Há ainda o dispositivo de monitoramento de pressão de pneus, um item de série e de muita utilidade para garantir assim a segurança na cidade ou em viagens.

O crossover vem com sistema de câmeras com visão 360º e cor cinza grafite com teto preto apenas na configuração Exclusive, dando um toque mais esportivo ao modelo da Nissan. Suas lanternas têm design mais moderno e estão interligadas de um lado ao outro.

É bom que se diga que a concorrência tem motor turboflex. Mas isso não diminui em nada o Kicks como grande opção no mercado nacional. A Nissan inclui um pacotaço de equipamentos, entre eles estão ar-condicionado digital, banco de couro e o do motorista com ajustes de altura. Os bancos têm a tecnologia Zero Gravity, e o carro vem com controle de áudio e telefone no volante e sistema de controle do piloto automático no volante.

Há ainda porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras, duas tomadas de 12V, vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema “One Touch Down” somente para o motorista, volante com acabamento em poliuretano e volante de três raios com regulagem de altura e profundidade.

Entre os itens de segurança, o Kicks vem com airbags duplos frontais, airbags laterais e de cortina, alarme perimétrico, alerta de cinto de segurança destravado – frontal e traseiros, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, controle de Tração e Estabilidade – (VDC – Vehicle Dynamic Control) e desembaçador de vidro traseiro com temporizador. Há também fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX), freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), piloto automático, Sistema inteligente de Partida em Rampa (HSA) e travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento.

Na estrada, o Kicks se sai bem, sim senhor. Seu motor 1.6 flex, sem sistema turbo, rende 113 cavalos e 15,3 kgfm de torque. É possível imprimir uma viagem segura e aceleradas mais fortes para fazer ultrapassagens nas estradas como também usar bem o carro em situações mais urbanas. Seu porta-malas tem capacidade de 432 litros, tamanho justo para viagens com três ou quatro pessoas, conseguindo assim arrumar todas as malas e mochilas no compartimento de carga.

O Kicks tem uma suspensão ajustada mais para a cidade e pistas mais limpas. Por isso, tenha cuidado na hora de passar por irregularidades do terreno para a frente do carro não raspar na inclinação do chão. Com calma e avaliando os riscos de terrenos mais acidentados, o motorista pode usar sim o Kicks em áreas rurais, passando assim por estradas vicinais e aproveitando o passeio e o visual de locais como a Chapada Diamantina.

É bom também ressaltar que o Nissan Kicks Exclusive vem com bancos em couro, retrovisor eletrocrômico, faróis full LED com ajuste de altura, faróis de neblina em LED, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, além de sistema de som Bose com 8 alto-falantes (inclusive no encosto de cabeça do motorista) e o sistema de câmeras 360°. Para os motoristas mais desatentos, sempre bom ter farol alto automático, monitoramento de pontos cegos, alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Se quer um SUV ou um crossover na faixa a partir dos R$ 100 mil, inclua o Kicks na sua listinha de carros e vai lá fazer um test drive para tirar todas suas dúvidas dirigindo o modelo da Nissan.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário