Dados do Organização Mundial de Saúde, apontam que cerca de 1,3 milhão de fatalidades são decorrentes de acidentes de trânsito. No mês internacional de conscientização para redução dessas ocorrências, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) se une ao Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), na campanha “Maio Amarelo”.
Para tanto, a ABNT contribui com um vasto acervo de normas técnicas constantemente atualizadas e voltadas ao transporte e tráfego, além da normalização no campo de automóveis, caminhões, tratores, ônibus, ciclomotores, bicicletas, motocicletas e reparação de veículos.
No ano de 2023 já foram trabalhadas e publicadas pelo menos 13 normas, com destaque para série ABNT NBR 14040, sobre inspeção de segurança veicular de veículos leves e pesados, a ABNT NBR 7500, de identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos e a ABNT NBR NM 301, que traz requisitos de segurança para bicicletas de uso infantil.
Isso sem contar com os documentos normativos que contribuem com a engenharia de tráfego nas cidades, como a ABNT NBR ISO 39001:2015 – Sistemas de gestão da segurança viária, focada em reduzir as mortes e lesões graves relacionadas a acidentes de trânsitos; e a ABNT NBR 17050:2022 – Sinalização viária, voltada a orientar os motoristas, nas vias, com mensagens visuais.
Para o presidente da ABNT, Mario William Esper, a mobilidade está presente na vida de todos e por isso a normalização está sempre atenta para dar o suporte e auxiliar sempre no complemento da base regulatória já existente. “A atualização e elaboração das normas se fazem necessárias pela defesa da vida, em prol da segurança de todos que transitam, sobretudo, pela malha viária das principais metrópoles brasileiras”, afirma.
Deixe um comentário