O avanço da linha de carros elétricos é uma tendência no mundo. No Brasil, a oferta ainda é pequena. Mas há opções nas plataformas com motor híbrido ou movido a eletricidade. A BMW lança em seu canal de vendas no Instagram (@bmwdobrasil) o novo 330e M Sport. O modelo tem preço sugerido de R$ 297.950 e completa a gama com as versões 320i Sport; 320i Sport GP; 320i M Sport e 330i M Sport. Esta é a primeira vez que a BMW lança um produto por meio de redes sociais no Brasil.
O BMW 330e M Sport tem sistema plug-in híbrido que gera potência combinada de 292 cavalos (34 cavalos a mais do que a versão 330i M Sport) e torque combinado de 420 Nm (20Nm a mais do que a versão 330i M Sport). O veículo da marca alemã faz aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e velocidade máxima de 230 km/h. Tudo isso com base na mecânica do propulsor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros de quatro cilindros, a combustão, com 184 cavalos de potência (5.000 rpm a 6.500 rpm) e 300 Nm de torque (1.500 rpm a 4.000 rpm), e o motor elétrico com uma bateria de íon-lítio de alta voltagem de 12 kWh, despejando potência equivalente a 113 cavalos (0 a 3.170 rpm) e 256 Nm de torque (0 a 3.170 rpm).
O carro vem ainda com os mais avançados sistemas assistentes de condução semiautônoma. É assim capaz de seguir distância e velocidade do automóvel na sua frente, de reconhecer e permanecer nas faixas de rodagem e até refaz percursos em marcha ré de forma automática. O BMW 330e M Sport traz todas a qualidades da família Série 3. A última geração da tecnologia BMW eDrive com a motorização plug-in híbrida entrega autonomia do veículo em modo puramente elétrico de até 66 km (ciclo WLTP), e o carregamento pode ser feito de forma gratuita nos mais de 180 pontos de recarga do BMW Group no Brasil ou ainda usando o carregador rápido para instalação doméstica que acompanha o veículo de forma gratuita.
De acordo com informações do fabricante, a bateria que apoia a condução elétrica possui vantagem de ser reparável, em caso de necessidade e possui garantia de seis anos. Além disso, o modelo possui um tanque de combustível de 40l para gasolina brasileira e se apresenta como solução ideal para o deslocamento urbano ou rodoviário, entregando prazer em dirigir, tecnologia e redução de consumo e emissões.
Há diferentes modos de condução em que o veículo pode usar apenas eletricidade até uma determinada velocidade. No modo Hybrid, a velocidade máxima é de 110 km/h usando apenas eletricidade. Já no modo Electric, a velocidade máxima sobe para 140 km/h livre de emissões. Por sua vez, o modo Battery control – que pode ser ativado em conjunto com outros modos de condução como híbrido e sport – mantém ou mesmo recarrega a bateria para um nível definido pelo cliente. Essa função é especialmente útil para aqueles que desejam andar no modo 100% elétrico. Como exemplo, em uma viagem, o cliente pode ativar o Battery control ao se aproximar do destino e assim garantir bateria suficiente para se locomover sem emissões no centro urbano, contribuindo deste modo para a melhora na qualidade do ar.
O novo motor elétrico do BMW 330e Sedan vem acoplado ao câmbio Steptronic de oito velocidades. O sistema de regeneração de energia por frenagem, onde o propulsor elétrico desempenha o papel de gerador, atua de forma especialmente eficaz. Há ainda sistema com recurso totalmente novo no XtraBoost, que ao ser ativado por meio do modo Sport, libera 40 cavalos adicionais aos 252 cavalos de potência combinada dos motores elétrico e a combustão.
A tecnologia se faz presente por meio de acesso à internet no multimídia, que espelha o smartphone no BMW Connected APP ou diretamente, por meio do display do veículo. O BMW Inteligent Personal Assistant permite o controle de diversas funções do veículo por meio de comandos de voz e inteligência artificial. A tecnologia também identifica hábitos do motorista e adapta suas funções como, por exemplo, ajustar a temperatura do veículo automaticamente. Seu desenvolvimento recebeu apoio da Engenharia do BMW Group no Brasil para otimizar a interação com o idioma local.
Há ainda o Driving Assistant Professional, sistema que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. O sistema inclui funções como alerta de mudança de faixa; alerta de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro; assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral e alerta de evasão. Já o recurso Reversing Assistant registra os últimos 50 metros percorridos, podendo “desfazê-los” em marcha ré, facilitando a saída de locais ou vias estreitas que dificultam a realização de manobras.
A BMW equipa o novo 330e Sedan com sistema Parking Assistant Plus, que traz câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro para medir os espaços para estacionar automaticamente. Por meio do sistema, todas as manobras são realizadas com máxima precisão, economizando tempo e garantindo o conforto do motorista enquanto estaciona. As manobras, inclusive, podem ser vistas em tempo real por meio das funções do Surround View: Top View, Panorama View e 3D View. As câmeras de visão geral permitem a visualização do entorno do veículo, facilitando as manobras de estacionamento e evitando colisões. Por meio de touchscreen, uma área de 360° em torno do veículo pode ser explorada e manuseada em tela, permitindo assim uma visão total do carro em 3D.
O BMW ConnectedDrive, por sua vez, é um assistente que fornece uma série de serviços ao motorista e passageiros. Entre as opções estão chamada de emergência inteligente; BMW Teleservices; serviços Connected Drive (BMW Online, englobando portal de notícias, clima e aplicativos); serviços remotos (permite a utilização de algumas funcionalidades do veículo por meio de smartphones Android e iOS); preparação para Apple CarPlay; informações de trânsito em tempo real e Concierge, serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana, recurso que possibilita ter comodidade e a garantia de uma experiência de dirigibilidade impecável a bordo.
A BMW oferece um pacote de equipamentos como o sistema BMW Comfort Access 2.0 (acendimento automático das luzes de boas-vindas quando o motorista se aproxima a três metros do veículo com a chave), ‘Remote 3D View’ (permite uma visão 360° do veículo na tela do smartphone em qualquer ângulo), Head-Up Display colorido (projeção de todas as informações necessárias para o condutor em seu campo de visão), e o pacote Connected Professional (novo BMW Live Cockpit Professional, cuja interface se apresenta em duas telas: um display digital de 12,3” com tecnologia touch e o iDrive de 10,25”(, entre outros itens.
A esportividade é garantida por meio do Pacote M Sport, que traz freios, suspensão, volante e cintos de segurança, todos da linha M Sport, pacote M aerodinâmico; rodas M Double Spoke de 19 polegadas; bancos dianteiros esportivos; revestimento do teto em BMW Individual Anthracite e soleiras M Sport. Outros destaques ficam por conta do carpete de luzes de boas-vindas e das molduras das janelas e da coluna C com o design Hofmeister, outra característica tradicional dos veículos BMW.
O novo 330e M Sport vem com freios, suspensão, volante e cintos de segurança, todos da linha M Sport, pacote M aerodinâmico; rodas M Double Spoke de 19 polegadas; bancos dianteiros esportivos; revestimento do teto em BMW Individual Anthracite e soleiras M Sport. Tem 4,709 metros de comprimento; 1,827 metro de largura; 1,444 metro de altura e 2,851 metros entre-eixos. O porta-malas ganhou dez litros, totalizando na versão híbrida 375 litros. Na compra do BMW 330e, o cliente recebe de cortesia uma estação de recarga rápida BMW Wallbox gratuitamente. O equipamento, que tem potência máxima de recarga de 21kW, carrega 80% da bateria do BMW 330e em aproximadamente 2 horas e 40 minutos.
O modelo está disponível em quatro opções de cores externas: a sólida Branco Alpino e as metálicas Preto Safira; Cinza Mineral e Azul Portimao. Internamente, estão disponíveis os seguintes revestimentos: couro Vernasca Preto/Preto; couro Vernasca Mocha / Preto; e couro Vernasca Cognac / Preto.
Deixe um comentário