Por Roberto Nunes
A linhagem Abarth é sinônimo de esportividade e visual arrojado. A Fiat, marca do Grupo Stellantis, tem dois venenos no mercado: Pulse e Fastback, ambos com a picada do escorpião. O Pulse Abarth empolga pelo visual e é um chamariz para os olhares mais atentos dos amantes da esportividade. Seja marmanjo ou Penélope, ambos sentem desejos pelos carros com ‘carimbo Abarth’.
O Pulse Abarth incorporou novidades, entre elas mais sofisticação no acabamento e visual bem esportivado. O modelo ganhou uma dose extra de sofisticação no seu interior. O painel escurecido, que já abriga a central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, recebeu um acabamento premium soft touch imitando fibra de carbono. Há novas costuras duplas em vermelho nos painéis de porta e apoia de braço central. Além disso, o modelo passa a contar com pintura em preto brilhante nas laterais que envolvem a maçaneta. Em relação à parte externa do veículo, uma opção adicional: a possibilidade de escolher uma nova e exclusiva roda esportiva de 18”.
O primeiro SUV Abarth desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG). O Pulse Abarth vem equipado com o câmbio automático de até seis marchas e o motor Turbo 270, com potência de 185 cavalos e torque de 270 Nm. Leve e ágil, o SUV esportivado tem uma calibração para a máxima performance, chegando a 100 km/h em 7,6 segundos. Possui ainda velocidade máxima de 215 km/h (etanol). Com tudo isso, sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv.
Ao contrário do irmão maior, Fastback, o Pulse Abarth tem visual e pegada mais animada de carro esportivo, sim, senhor. Produzido na plataforma MLA, o Pulse Abarth tem ajustes precisos. A nova calibração do câmbio proporciona trocas mais rápidas. As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes. A suspensão dianteira tem uma nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade. Já a traseira conta com eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.
O Pulse Abarth vem equipado com rodas mais largas (17”) e pneus mais aderentes. O sistema de freio também foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth. Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão.
É divertido e animador para quem está ao volante do Pulse Abarth. Na vida urbana, o Pulse Abarth mostra sua pegada. O SUV da linhagem do escorpião possui três modos de direção disponíveis: Normal com foco em esportividade e conforto, Manual trazendo versatilidade e personalidade e o Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.
Seguindo a linha dos carros seguros e com tecnologia, o Pulse Abarth vem com uma central multimídia de 10,1 polegadas com o ConnectMe, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades. O usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.
Além disso, o Pulse Abarth é um carro muito seguro. O Grupo Stellantis incluiu o ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir.
O modelo conta ainda com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série. É carro urbano, esportivo e para quem gosta de viajar também.
Deixe um comentário