Por Roberto Nunes, em Salvador
Um dos grandes lançamentos de 2023 no Brasil, a picape Rampage posiciona a Ram, marca do grupo Stellantis, entre as fabricantes de picapes no mercado nacional. Produzida na fábrica de Goiana, Pernambuco, a Ram Rampage fecha o ano como uma das grandes promessas de vendas para 2024. Ofertada como picape de entrada Ram no País, a Rampage dispara para conquistar os picapeiros urbanos e os da roça com versões a diesel e a gasolina.
O brasileiro quer agora um SUV mas sempre pensa em uma picape. De cabine dupla, motor forte e pau para toda outra, a picape vive nos dois mundos: urbano e rural. Atualmente, é possível comprar modelos compactos, como a Strada e Toro (Fiat), até a grandalhona Ram 3500. No meio do caminho, o mercado oferece as médias, a exemplo da Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e VW Amarok. Com pedigree dos Estados Unidos, a Ram lançou a média Rampage.
AUTOS E MOTOS rodou por duas semanas com a Rampage Rebel. Primeiro veículo feito na América do Sul a receber o motor Hurricane 4, a Rampage ganha destaque com seus 272 cavalos de potência no motor 2.0 turbo a gasolina (são 400 Nm de torque). A marca Ram oferece configurações da picape com o outro motor 2.0 multijet turbodiesel. Chegou assim para brigar na faixa acima dos R$ 240 mil com todas as rivais já vendidas no País.
Vencedora das maiores premiações do Brasil, a exemplo dos prêmios Picape Média e Carro Abiauto “José Roberto Nasser” da Associação Brasileira da Imprensa Automotivo (ABIAUTO), a Rampage é a única picape de produção sul-americana a ter sempre de série. Entre os equipamentos, estão o pacote de recursos de auxílio à condução. Um conjunto que inclui controle de velocidade adaptativo (ACC) com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e reconhecimento de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção, além de 7 airbags e freios a disco ventilados nas quatro rodas. Tem ainda tela de 12,3 polegadas, central multimídia Uconnect, que dispõe de espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e navegação embarcada. Há serviços conectados, por meio da nova plataforma Ram Connect.
A Rampage a gasolina traz o mesmo pacote da versão a diesel com câmbio automático de 9 marchas e a tração 4×4 com reduzida. Seu quadro de instrumentos full digital é de 10,3 polegadas. O interior da Rampage é simples, usual e prático. Há revestimento interno de couro preto e banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias. Entre os itens dispostos no visual e na parte interna, estão lá o conjunto de faróis e lanternas full LED, RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento), freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, além de alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas e pneus All Terrain 235/65 R17.
O grande destaque da Rampage é o conjunto de soluções inéditas para as versões com motores a gasolina e a diesel. Entre diversos itens estão o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.
Um dos pontos mais interessantes é o multiuso de uma picape. Atualmente, esqueça que picape é veículo para fazendas e apenas para buracos. Quem deseja uma picape quer hoje um veículo versátil. Além da boa capacidade de carga, a Rampage traz luxo e algumas soluções para deixar todos, incluindo os mais conectados e picapeiros modernos.
A Ram oferece o sistema Connect, que estreou no mês passado no Brasil com a Ram 1500 Limited. Trata-se de um conjunto de serviços que conecta o motorista à picape de várias formas. Tanto por uma série de recursos a bordo quanto pelo aplicativo de smartphone de onde se pode consultar remotamente o Relatório de Saúde da picape que mostra o tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além dos comandos remotos (como dar partida e climatizar a sua Rampage) entre outras informações.
O Ram Connect é um amplo pacote de conectividade, segurança em tempo real com monitoramento 24 horas, assistência em situações de emergência, atualizações remotas e navegação inteligente (como o cálculo da autonomia de combustível para chegada ao destino e a situação do trânsito no momento, por exemplo). Toda Rampage incluirá acesso gratuito a todos os serviços premium por 12 meses, a exemplo de Wi-Fi embarcado com 60 GB de franquia de dados, tornando o veículo um hotspot com possibilidade de conectar até oito dispositivos simultaneamente. O sistema traz ainda recursos como agendamento online de serviço e conexão a conta pessoal.
A capacidade de carga é de 1.015 kg nas configurações a diesel e de 750 kg com o propulsor a gasolina. Números que tornam fácil o transporte de cargas pesadas na caçamba, que conta com revestimento plástico em todas as versões e tem 980 litros de capacidade volumétrica. Até na cabine o armazenamento se sobressai, com 35,4 litros de porta-objetos, a melhor capacidade entre picapes médias.
Versões:
Rampage Rebel Turbo Diesel
Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina
Rampage Laramie Turbo Diesel
Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina
Rampage R/T Hurricane 4
Deixe um comentário