Automotivo

Recall no Lexus NX350h para ajustar sistema de leitor de faixas

Escrito por Roberto Nunes

A Lexus do Brasil anunciou uma campanha de chamamento preventiva do modelo NX350h, conforme detalhado abaixo. Essa campanha abrange um total de 77 unidades. O serviço é gratuito em qualquer uma das revendas da marca em todo o Brasil e serve para corrigir um problema de leitura do software do módulo que gerencia o controle do sistema de saída de faixa, podendo causar falhas no funcionamento, causando inoperância do sistema de auxílio ao condutor.

A Campanha será feita em 1 etapa, com início do reparo definitivo  em 26 de setembro de 2022, e consistirá na reprogramação do software LTA da câmera  de reconhecimento na frontal. O tempo de reparo é de até 2 (duas) horas.

Defeito apresentado: O software do módulo que gerencia o controle do Sistema de Saída  de Faixa (LTA – Lane Tracing Assist), elemento que constitui parte integrante do LSS – Lexus Safety System, apresenta imprecisão e, por isso, em certas condições, o sistema  pode atingir o limite máximo do ângulo de direção antes do esperado. Caso isso ocorra,  o sistema poderá reduzir a capacidade de assistência na centralização do veículo na via,  e alertas visuais e sonoros surgirão no painel, indicando a necessidade de intervenção do  motorista. Em casos extremos, o sistema poderá deixar o veículo descentralizado na faixa  de rodagem.

Riscos e implicações: A condição apresentada acima pode fazer com que o Sistema de  Saída de Faixa (LTA – Lane Tracing Assist) não opere no limite correto de permanência  na faixa. Nesta condição, o motorista não terá o auxílio do sistema de centralização do veículo em faixa de tráfego, aumentando o risco de ocasionar acidentes com os veículos  que trafegam nas faixas ao lado, e, consequentemente, poderá acarretar danos de diversas  naturezas aos seus ocupantes.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário