Por Roberto Nunes, em São Paulo
A francesa Renault reforça sua estratégia de lançamentos inéditos com a revelação do SUV Boreal no Brasil. Após o Kardian em 2024, chegou a vez do Boreal. O novo SUV médio Boreal terá lançamento em novembro no mercado nacional e será produzido inicialmente na fábrica de São José dos Pinhais (Paraná) e na Turquia. O Boreal faz parte dos planos da Nova Renault com o objetivo de entrar de vez no segmento dominado por Jeep Compass e Toyota Corolla Cross no País.
O modelo será produzido no Brasil para ser vendido em 17 países da América Latina, incluindo México, Colômbia e Argentina. O plano do Boreal é chegar em quase 70 países em todo o mundo. O Boreal tem muita tecnologia embarcada, pacote de segurança e de auxílio ao condutor, interior caprichado com painel de instrumentos intuitivo, console central moderno, além de rodas de 19 polegadas, teto solar panorâmico e um porta-malas de 522 litros.
O Renault Boreal tem visual arrojado e moderno com destaque para o capô alto e horizontal. A grade é na cor da carroceria com a logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita. Tem módulos de LED adicionais, além de faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo. As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo. As caixas de rodas são destacadas por protetores com design clean e elegante, remetendo à solidez e sofisticação.
O SUV Boreal entra na briga com o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass com suas dimensões generosas de 4,56 m de comprimento, 2,70 m de entre eixos, 1,84 m de largura). Destaque para o conjunto mecânico com seu motor 1.3 TCe turboflex, de alta performance com 163 cavalos de potência, auxiliado pela transmissão automatizada de seis velocidades e de dupla embreagem úmida.
O Renault Boreal oferece até 24 sistemas avançados de assistência ao motorista, uma das propostas mais completas no segmento. No quesito segurança, o Renault Boreal integra inúmeros dispositivos de assistência ao motorista inéditos em seu segmento em alguns mercados de comercialização, principalmente. Entre os sistemas, estão o de aerta de permanência em faixa (LDW), assistente de permanência em faixa (LKA), asistente de permanência em faixa em tráfego contrário e com intervenção para ponto cego (e-LKA), além de alerta de ponto cego (BSW).
Para quem curte conforto e comodidade, a Renault instalou um sistema Harman Kardon Premium, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre. Seu painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal OpenR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas. Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido.
O Renault Boreal integra o sistema de regulagem Multi-Sense, que permite configurar o ambiente de condução em função das preferências e condições. São oferecidos cinco modos: Eco, Comfort, Sport, Perso e um modo Smart inédito. Agora, é aguardar o lançamento.
Deixe um comentário