Automotivo

Setor Automotivo da Continental passa a se chamar Aumovio

Escrito por Roberto Nunes

O setor Automotivo do Grupo Continental anuncia hoje, durante a Auto Shanghai, o nome da sua nova empresa independente: Aumovio. A marca representa uma sólida posição de mercado, o legado e a expertise tecnológica da empresa na indústria automotiva, combinados com a ambição de transformar a mobilidade do futuro por meio da inovação.

De acordo com Philipp von Hirschheydt, membro do Conselho Executivo da Continental e CEO da divisão Automotiva: “Alinhamos nossa atuação às tecnologias do futuro de forma consistente, reagindo de maneira ágil, inovadora e competitiva às mudanças do mercado. Estamos em rota firme para nos tornarmos uma potência automotiva adaptável — e nossa nova marca traduz essa ambição.”

A Aumovio oferecerá produtos eletrônicos e soluções de mobilidade avançadas voltadas para veículos definidos por software, com foco em segurança, conectividade e direção autônoma — atendendo a uma ampla base de clientes em todo o mundo.Segundo uma análise de mercado da consultoria Berylls, a expectativa é que o valor médio por veículo nesses segmentos cresça 4,7% ao ano até 2029 — mais rápido do que a produção global de automóveis e veículos comerciais leves (conforme previsão da S&P Global Mobility).

Na Auto Shanghai, a divisão Automotiva também destaca sua estratégia “no mercado, para o mercado”, apresentando diversas tecnologias inovadoras desenvolvidas especificamente para os clientes chineses.

Com a aprovação esperada na Assembleia Geral Anual da Continental, em 25 de abril de 2025, a Aumovio deverá ser listada na Bolsa de Valores de Frankfurt em setembro deste ano.

“Como empresa independente, ganhamos muito mais agilidade e poder criativo. A Aumovio será marcada por três pilares: produtos tecnologicamente líderes, uma estratégia consistente de geração de valor e uma rede global sinérgica — sempre com forte presença local junto aos nossos clientes. Nosso objetivo é ampliar ainda mais nossa atuação em áreas de mobilidade emergente e mercados em crescimento. Essa estratégia fica especialmente evidente na China, onde apostamos fortemente em desenvolvimento e produção local”, explica Philipp von Hirschheydt, CEO da divisão Automotiva da Continental.

Presença robusta na China

A divisão Automotiva da Continental atua há 30 anos na China, onde emprega cerca de 10 mil colaboradores. Em 2024, aproximadamente 14% das vendas globais da divisão foram geradas no país.

A China é o maior mercado automotivo do mundo e, de acordo com previsões internas e de institutos de pesquisa, deve crescer acima da média global nos próximos cinco anos.

Para atender montadoras chinesas e internacionais, a Continental vem ampliando sua cadeia de valor local nos últimos anos, com produção, cadeia de suprimentos e inovações desenvolvidas diretamente no país.

Na Auto Shanghai, a divisão apresenta os sistemas de assistência ao condutor Luna e Astra, desenvolvidos pela joint venture Horizon Continental Technology, voltados exclusivamente ao mercado chinês.

  • Luna: sistema de assistência que apoia a segurança ativa, além de oferecer funcionalidades básicas de direção e estacionamento, promovendo mais conforto e proteção.
  • Astra: sistema avançado que permite condução assistida mesmo sem mapas em alta resolução e conta com função de estacionamento com memória.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário