Testes

Strada anda na roça da fazenda e tira onda na cidade

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes, em Salvador

Sucesso há 25 anos no Brasil, a picape Strada sempre traz suas novidades. Agora, a Fiat equipa a Strada com motor turbinado e versões para uso rural e na cidade. AUTOS E MOTOS  rodou com a nova Strada Ultra com pacotaço de equipamentos para dar um ar mais moderno no modelo com motor 1.0 turbo, o mesmo do Pulse e do Fastback. Com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm, o propulsor turbo do Grupo Stellantis é produzido em Betim e permite que a picape Strada vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os rivais.

É bom lembrar que a Strada é a grande líder entre todas as picapes do Brasil e é pelo segundo ano consecutivo o veículo mais vendido no mercado nacional. É uma mudança e tanto de gosto do consumidor, que opta por um modelo utilitário que reúne perfil de carro de trabalho e equipamentos de veículo urbano, mais moderno para pessoas mais maduras e para a galera mais jovem.

Com este mote, a Strada circula nos dois mundos. Na roça das fazendas, a Fiat oferece a Ranch. Para o uso mais urbano e na cidade, a fabricante italiana tem a Strada Ultra. A Fiat Strada é a primeira picape compacta com o motor turbo flex, de 130 cavalos. Tem agora botão Sport no volante, visual diferenciado nas versões Ranch e Ultra, ambas com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).

 

Outro destaque da picape líder do mercado brasileiro é sua impressionante capacidade de carga, ideal tanto para quem utiliza o veículo para trabalho quanto para lazer. As opções de cabine plus carregam até 720 kg e 1.354 litros. Já as de cabine dupla oferecem 650 kg e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 kg. É ai o pulo do gato da Fiat. Une a pegada de carro de passeio com a opção de uma caçamba com boa capacidade de carga para um veículo compacto.

A Strada Ultra bebe na fonte da picape Toro. De visual esportivado, a versão da picape da Fiat entra no topo da linha do modelo, junto com a Ranch. Tem grade com friso vermelho. Por dentro, os bancos dianteiros levam a escrita com nome da versão bordada em vermelho. O modelo destaca-se pelo visual com nova grade frontal, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate, que conferem um visual muito mais robusto e agressivo. Em ambas as versões a grade traz também o distintivo da Fiat. A Fiat Strada tem novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro. Possui ainda novas rodas, além de volante inédito com Fiat Script, botão Sport integrado e novos painéis de porta com detalhes em couro.

A Strada Ultra é bem equipada e a Fiat inclui recursos como controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores.

A picape garante uma conectividade por meio do sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, a Strada vem com ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.

Na prática, a liderança de mercado é por tudo isso e mais um pouco. No mercado de seminovos, é imbatível na procura e no preço. Assim, os rivais entram em uma briga quase desleal. Mudam, ganham carroceria de cabine estendida e para quatro pessoas mas não conseguem conquistar o consumidor e crescer nas vendas no mercado nacional.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário