Testes

SUV-cupê Fastback rodou por trilhas do Vale do Capão

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes, Vale do Capão, Bahia

O Fastback é realmente um SUV urbano mas rodou quase 1.300 km em uma viagem de Salvador até o Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Ai você vai dizer: normal, o carro anda bem na estrada. E rodar com o novo SUV-cupê da Fiat por estradas vicinais de chão batido e cheio de irregularidades nas trilhas do Vale do Capão, um dos principais destinos do turismo de aventura do Brasil? É loucura, né? Olha que não, viu.

AUTOS E MOTOS testou sim o Fiat Fastback em situação offroad – digamos assim, leve -, passando por valas, buracos e vias de barro molhado e terrenos acidentados. Mas tudo isso com cuidado para preservar sua suspensão feita para rodar mais em pista lisa e seus pneus de perfil bem urbano. Cada passagem pelas irregularidades da via já acionava o modo “medo, vai quebrar, furar pneu”, pois é meio irresponsável colocar um carro urbano em trilhas da Chapada Diamantina, né?.

Mas foi por uma boa causa: a segunda edição do Rally da Chapada, que será realizado nos dias 13 e 14 de janeiro nos municípios de Palmeiras e Iraquara com o aval da irmã de Stellantis, a Jeep, como marca oficial do maior rally de aventura da Bahia.

E o Fastback causou olhares curiosos justamente no meio da turma do offroad baiano, a exemplo dos picapeiros Cacá e Luciana, dois dos mais experientes amantes dos carros com tração 4×4 e que hoje moram no Vale do Capão, na Chapada Diamantina. E o carro voa mesmo? Ficou show o visual ao estilo BMW; a Fiat botou pra lenhar (jogou duro no bom baianês). Elogios registrados e eles são pura verdade de quem ama carro e reconhece de longe ou de perto um veículo de visual atraente e inovador.

E foi uma viagem de quatro dias para os ajustes finais da gincana automotiva e, nos trajetos de ida e volta, sempre rolou elogios. A Fiat realmente caprichou na silhueta fluida, com a coluna C inclinada e o teto mergulhando em direção à traseira. As laterais do Fastback são marcantes e valorizam todos os detalhes, a exemplo do spoiller na traseira. O carro é bem generoso com 600 litros de capacidade de porta-malas e, com os bancos rebaixados, o volume chega a 1.087 litros.

A pegada do Fastback é bem interessante e seu conjunto motriz está bem acertado. O modelo testado do SUV da Fiat tem selo de garantia da Abarth. O escorpião inclui ai detalhes mais caprichados no acabamento e vem equipado com o motor Turbo 270 Flex e potência de 185 cv com etanol (180 cv com gasolina) e 270 Nm de torque na versão Limited Edition Powered by Abarth. Não sou de divulgar números de performance mas a Fiat informa que o Fastback vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e é ainda o mais rápido entre os competidores com motor turbo até 1.5l. Entrega a melhor relação peso-potência da categoria (7kg/cv).

O motorista consegue usar tranquilamente o sistema com três modos de direção: Normal (foco em menor consumo e mais conforto), Manual (mais versatilidade) e Sport (resposta mais rápida). Para optar pelo último, basta acionar um botão no volante e então todo o ajuste do carro é alterado com maior sensibilidade do pedal acelerador, um mapeamento mais arisco das trocas de marcha, um modo de direção mais firme e o acionamento da vetorização dinâmica de torque (DTV).

A Fiat inclui itens como o ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: frenagem automática de emergência, que evita colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente. De série, o SUV vem com freio de mão eletrônico: basta pressionar uma tecla no console central para acioná-lo. A função traz mais uma conveniência: o Auto Hold.

Entre os facilitadores, o Fastback entrega ainda paddle shifters, cluster full digital de 7 polegadas personalizável, além de uma conectividade de fazer inveja aos carros mais modernosos. Vem com uma central multimídia de 10,1 polegadas com o Fiat Connect-Me, a plataforma exclusiva conectada da marca para o uso por meio do Apple CarPlay e Android Auto sem fio – são mais de 30 funcionalidades. O modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para smartphones com saída de ar-condicionado e navegação embarcada com trânsito em tempo real de série. Tem ainda sistemas de controle de estabilidade, câmera de ré e o recém-lançado Sound Design da Fiat.

Com valor na faixa dos R$ 150 mil, o Fastback na edição limitada do escorpião possui rodas esportivas de liga leve 18″ com pintura escurecida e badges “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros, além de “Powered by Abarth” no cofre do motor e na tampa do porta-malas. A garantia é de três anos e o Fastback vem seis opções de cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Monte Carlo (esta última como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth). A Fiat oferece ainda versão com motor 1.0 turbo, de 130 cavalos.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário