A segurança é item número para as grandes fabricantes de veículos no mundo. Oferecer equipamentos de segurança, como airbags e sistemas de controle de estabilidade e de tração, tem sido uma regra obrigatória no Brasil. Mesmo assim, alguns fabricantes passam por testes de colisão e tiram nota baixa. O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou a quarta rodada de resultados de 2024 com um decepcionante zero estrela para o Citroen C3 Aircross / Novo Aircross.
O Citroën C3 Aircross / Novo Aircross, produzido no Brasil, ganhou zero estrela. O C3 Aircross / Novo Aircross, que oferece dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 33,01% em Ocupante Adulto, 11,37% em Ocupante Infantil, 49,57% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 34,88% em Assistência à Segurança.
O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado e obteve zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas filas dianteira e traseira, que nem sequer é oferecida como opcional.
O impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente. O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes. O teste de chicotada cervical (whiplash) obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto. A proteção dinâmica para crianças não obteve pontos porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não cumpre com os requisitos do Latin NCAP, e o Latin NCAP não foi informado pelo fabricante sobre os planos para atualizá-la.
A maioria dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) testados na instalação falhou e não é possível desativar o airbag do banco do passageiro dianteiro ao colocar um SRI voltado para trás nessa posição. A proteção de pedestres apresentou proteção marginal, adequada e fraca para a cabeça, com uma área limitada de boa proteção. O lembrete de cinto de segurança não cumpre com os requisitos do Latin NCAP. O modelo não oferece Sistemas de Assistência à Velocidade, como padrão, Sistemas de Suporte de Pista e Frenagem Autônoma de Emergência, nem mesmo como opcionais.
Essa classificação de estrelas seria a mesma para a versão com airbags laterais, pois o modelo não oferece proteção lateral para a cabeça ou airbags de cortina. Com os airbags laterais de corpo, o teste de impacto lateral teria melhorado em pontos, mas a proteção do ocupante adulto permaneceria no nível de zero estrela. A classificação do ocupante infantil também teria permanecido no mesmo nível atual de zero estrela.
Deixe um comentário