Automotivo

Tiguan chega renovado; Volks insiste no motor a combustão

Escrito por Roberto Nunes

Marcas tradicionais como a alemã Volkswagen têm seu quinhão no mercado brasileiro. Com um amplo portfólio de veículos, a Volks apresentou o novo Tiguan Allspace R-Line em todo o Brasil. De acordo com informações da Volkswagen, foram feitos 1.209 pedidos em apenas três horas, esgotando o primeiro lote disponibilizado no País. O Tiguan Allspace T-Line é um SUV de sete lugares com motor EA888, na configuração 2.0l, de 186 cv e 30 kgfm de torque. Os quatro cilindros estão acoplados ao câmbio automático de oito velocidades.

Infelizmente, a fabricante alemã parou no tempo e esquece que o mercado de SUV’s já tem modelos eletrificados (híbridos e elétricos) no Brasil. Enquanto as chinesas oferecem veículos eletrificados, especialmente no segmento de SUV’s, marcas como a Volkswagen mostram suas “armas antigas”. Renovado no visual e com um pacote mais recheado de equipamentos, o novo Tiguan é um SUV movido por motor a combustão. A Volks oferece sua linha com Nivus, T-Cross, Taos e o ID.4 no segmento de SUVs do mercado. Com a exceção do último, todos são a combustão.

O Tiguan surge com dianteira de linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED, que se estende por toda a grade exclusiva cromada, com o emblema da linha “R”. Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, detalhes em preto brilhante – seguindo a linha da dianteira -, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As inéditas rodas de 19 polegadas, com detalhes diamantados, estão calçadas em pneus de medida 235/50.

Os itens de segurança são predicados importantes do Tiguan, principalmente com a chegada do inédito Travel Assist. Trata-se do primeiro sistema semiautônomo (nível 2) a ser instalado no Tiguan Allspace. A função é uma combinação dos sistema de Lane Assist e controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante.

O Tiguan vem equipado com o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, que oferece conectividade sem fio para smartphone (Apple CarPlay e Android Auto). Tem  navegação nativa, além de câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) ou da luz. A rede de concessionários está vendendo a versão única Tiguan Allspace R-Line por R$ 278.990 no Brasil.

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário