Automotivo

Volks apresenta Nivus, novo SUV que fica entre o Polo e T-Cross

Escrito por Roberto Nunes

A Volkswagen promoveu a world première do Nivus. O novo SUV Nivus, modelo que será posicionado entre o Polo e o T-Cross, chega no começo de julho no Brasil. O Nivus também será fabricado e vendido na Europa. Destaca-se pelo visual de esportivo-cupê e será produzido na plataforma MQB-AO – também usada pelo Virtus.
O visual é mais valorizado na parte do teto e na traseira. O Nivus tem muito do Polo e do T-Cross. Do hatch, por exemplo, foram usados o para-brisa, teto, portas laterais, caixas de roda e colunas A e B, além de detalhes no para-lamas e capô.

O novo Nivus possui entre-eixos de 2,56 metros, o mesmo do Polo. Seu comprimento é de 4,26 metros. Ele é 6 cm mais comprido que o T-Cross, que usa o entre-eixos do 2,65 m do Virtus. A Volkswagen adianta ainda que o espaço para os ocupantes é bem generoso. O porta-malas entrega 415 litros de capacidade, ou 42 litros a mais que o T-Cross (373 l) – este, no entanto, consegue melhorar o volume para 420 litros com o ajuste do encosto traseiro regulável.
A Volks equipa o novo Nivus com o mesmo conjunto mecânico do Polo e do T-Cross. Ele deve receber o bom motor 1.0 TSI turboflex de injeção direta, de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque. Sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. Os freios são a disco nas quatro rodas. Ainda não há maiores detalhes se irá também usar o motor 1.4 TSI, de 150 cv e 25,4 kgfm, como no Polo e Virtus GTS.

Os faróis de LED, o DRL (daytime running light) de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o Nivus, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso.

Outro destaque é VW Play, a central multimídia totalmente desenvolvida no Brasil. Tem tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e ‘botões virtuais’. Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf.

O modelo vem equipado ainda com detector de Fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré.

A Volks inclui ainda itens como o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente. O sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil. O Nivus vem também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.
Não há preço oficial – pode ficar entre R$ 75 mil e R$ 100 mil – nem outros detalhes de opção de motorização.
 
 
 
 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário