Com negócios na Bolívia, Panamá, Uruguai e Argentina, além do Brasil, a VoltBras, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para gestão de eletropostos, vem concretizando redes de recarga de veículos elétricos na América Latina.
A solução para possibilitar um maior alcance para os usuários de carros elétricos está no roaming, que garante a interoperabilidade dos carregadores de seus clientes. “Esta ferramenta garante visibilidade extra para redes de recarga ao permitir que outros aplicativos incorporem carregadores como opção de recarga. Ou seja, o roaming faz com que a cobertura da rede seja ampliada e maximiza a lucratividade pelo uso frequente dos pontos de recarga da marca”, afirma Bernardo Durieux, diretor executivo da VoltBras.
O executivo explica ainda que o roaming promove o desbloqueio do potencial de receita da rede de recarga, ainda mais quando a oferta é expandida através da interoperabilidade dos carregadores. “Mesmo que o carregador não seja seu, é possível ter rendimentos com a recargas dos clientes. Os carregadores da empresa ficarão visíveis para um maior número de usuários e garantirão o sucesso e a expansão da operação”, diz Bernardo.
A expressão roaming é comum no universo da telefonia móvel. No caso, ao fazer uma viagem ao exterior, o usuário desliga o celular ao entrar no avião e, quando liga novamente ao chegar no país de destino, o aparelho se conecta automaticamente a uma rede local. Não é necessário contratar uma nova linha de telefone, mas é possível usar o telefone normalmente.
O roaming no carregamento de veículos elétricos tem um princípio parecido. Operadores de pontos de carregamento (CPOs) criam uma rede de roaming que oferece uma experiência otimizada para os usuários, trabalhando juntamente com fornecedores de serviços e mobilidade elétrica (E-MSPs). “Essa tecnologia permite que os motoristas carreguem seus carros mesmo fora de suas redes de recarga, através do aplicativo que já utilizam normalmente e sem a necessidade de baixar um programa de uma nova rede”, explica o executivo.
As funcionalidades oferecidas pela VoltBras ainda incluem a facilitação do gerenciamento da cobrança, onde é possível escolher cobrar por energia ou por tempo de uso, criar planos de preços personalizados e automatizar o faturamento e a cobrança pelas recargas. A plataforma ainda oferece uma visão geral da rede de carregamento com monitoramento e diagnóstico em tempo real, integração de ferramentas como APIs, ERP, CRM, BI e outros.
*Aporte para continuar a expansão do negócio*
Em julho, a VoltBras recebeu aporte de R$ 12 milhões em sua terceira rodada de investimentos. O incentivo veio do fundo da gestora de venture capital MSW e de aporte complementar de investidores já presentes no negócio.
Essa é a terceira rodada de investimentos que a marca, fundada em 2018 em Florianópolis (SC), recebe. No ano passado, houve um aporte de R$ 3 milhões no negócio, com participação da EDP Ventures, Perseo (Iberdrola) e Domo Invest. Além de pioneira no país com a oferta desse tipo de solução, a VoltBras atua ainda em outros países da América Latina e tem na carteira grandes companhias, como Ipiranga, Neoenergia, Green Yellow, EDP e Multiplan.
Deixe um comentário