Testes

VW T-Cross surpreende e ganha carimbo de carro seguro

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

 

Ao longo dos últimos dois anos, a Volkswagen conseguiu posicionar o hatch Polo como carro mais vendido no Brasil e o T-Cross no topo do ranking dos SUV’s mais comercializados no mercado nacional. De quebra, lidera a venda de carros no País. Com um portfólio moderno e com modelos bem equipados e de motor turbinado, a alemã Volks ganha cada vez mais espaço entre as famílias brasileiras. O T-Cross é exemplo. São duas opções de motorização e versões que se encaixam no gosto do consumidor.

AUTOS E MOTOS andou por 15 dias no T-Cross 200 TSI, modelo que traz um pacote justo de equipamentos e o bom motor 1.0 TSI, de três cilindros e 128 cv de potência, auxiliado pelo câmbio automático de seis velocidades. Entre os mimos inexistentes, está a chave presencial. Mas isso não é um grande problema para um carro que vem com um belo pacote de equipamentos e itens essenciais para o conforto e a segurança do motorista e demais passageiros.

É bom saber que o SUV é bem equipado, né? Então, veja bem o que a Volkswagen entrega por R$ 144 mil. De série, a Volks equipa o T-Cross com direção elétrica, sistema de controle de estabilidade (ESC), seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS) e ajuste de altura e distância para o volante. Há ainda assistente para partida em rampas (Hill Hold), sensores traseiros de estacionamento, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, telescópio com função “Coming & Leaving home”, painéis de neblina com função “cornering” , além de luzes de condução diurna em LED, lanternas traseiras em LED, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas e vidros elétricos e volante multifuncional.

É bom avisar que há uma versão de câmbio manual também. A lista de opcionais inclui o pacote Interactive com sistema de som Composition Touch com App-Connect, dois alto-falantes adicionais (além dos quatro de série) e App-Connect, câmera de ré para auxílio em manobras e sensores dianteiros de estacionamento (sensores traseiros são de série).

Segurança 

A Volkswagen recebeu o resultado do teste de segurança realizado no T-Cross tirando nota máxima de 5 estrelas do Latin NCAP. De acordo com o relatório da entidade de segurança veicular, o Volkswagen T-Cross, produzido no Brasil, ganhou cinco estrelas. O T-Cross, que oferece seis airbags e ESC como equipamento de série e tecnologias ADAS opcionais que, em breve, se tornarão padrão em alguns mercados, obteve 92,31% em Ocupante Adulto, 89,80% em Ocupante Infantil, 65,62% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 84,96% em Assistência à Segurança.

O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).

Além da segurança comprovada pelo Latin NCAP, o T-Cross ganha espaço no mercado pela boa conectividade do seu multimídia, espaço interno para ocupantes e também para malas e bagagens e um vasto pacote de equipamentos de comodidade para o motorista e demais passageiros. O SUV da Volks vem com sistema de ar-condicionado digital Climatronic, banco do motorista com ajuste lombar, câmera de ré para auxílio no estacionamento, indicador de pressão dos pneus (RKA), manopla da alavanca de câmbio revestida de couro, porta- luvas refrigeradas e sistema “save” de variação do espaço dos porta-malas. Tem ainda rodas de liga leve de 17” com pneus 205/55 R17, sensores dianteiros de estacionamento (além dos traseiros) e sistema de frenagem automática pós-colisão.

O porta-malas tem tamanho generoso de 373 litros, podendo chegar a até 420 litros. Assim, é possível transportar a bagagem de todos os ocupantes, que possuem bom espaço para quem vai no banco traseiro. Surpreende com seu tamanho de 4,21 metros de comprimento, com uma distância entre-eixos de 2,65 metros, largura de 1,76 metro e altura de 1,57 metro.

A conectividade é um ponto forte da central multimídia VW Play de 10,1” com Android Auto/Apple CarPlay sem fio e painel digital de 8 polegadas. Tudo na sua mão para o motorista e ocupantes estarem conectados ao mundo digital por meio dos aplicativos do smartphone.

Lançado em 2019 no mercado brasileiro, o Volkswagen T-Cross é hoje o SUV mais vendido no País com suas versões Sense 200 TSI manual, 200 TSI automática, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI (com o bom motor 1.4 de 150 cavalos, o mesmo usado pelo sedã Virtus e o SUV médio Taos).

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário