Por Roberto Nunes
Além de um ícone da industria automotivo mundial, o Wrangler é um autêntico veículo-raiz para todo tipo de terreno. O Jeep Wrangler Rubicon é o suprassumo dos carros 4×4. Tem motor 2.0 Turbo, com injeção direta de gasolina, gerando potência máxima de 272 cavalos a 5.250 rpm e torque de 40,8 kgfm a 3.000 rpm, auxiliado pela transmissão automática de 8 marchas e tração traseira com sistema 4×4 automático e e engate de marcha reduzida no console central.
A Jeep reúne o que há de mais “roots” para o Wrangler andar em qualquer tipo de terreno. Mas é bom reforçar que o Wrangler está bem renovado e muito tecnológico. Não é apenas um veículo offroad para transpor obstáculo. O utilitário mais raiz da Jeep agora é sim um carro tecnológico. O visual do Wrangler é a porta de entrada das atualizações com molduras metálicas em cinza preto e contornos na carroceria. Tem ainda um conjunto de faróis de LED e lanternas traseiras em LED. As rodas são de 17 polegadas com pneus de uso misto 245/75.
Motorista e carona são bem tratados no Wrangler com ajustes elétricos nos bancos. Há também console central bem usual e sistema de ar-condicionado de duas zonas. O utilitário traz uma multimídia Uconnect 5 com tela de 12,3 polegadas, sensível ao toque e bem intuitiva, usando o Android Auto ou o CarPlay, aplicativos da conexão com o smartphone e câmera de ré. O sistema de som do Wrangler é premium da marca Alpine.
A configuração Rubicon do Jeep Wrangler vem com o sistema Off-road+, que ajusta automaticamente o veículo para as condições do terreno, atuando nos principais sistemas, como acelerador, controle Selec-Speed, controle de tração e trocas de marchas. Eis a força-extra para garantir maior força no Wrangler para rodar em situações extremas nos terrenos de dunas de areia (4-HI) ou em um off-road pesado (4-LO). A versão Rubicon traz ainda uma nova opção de roda de liga-leve, para deixar o Jeep Wrangler ainda mais aventureiro.
Para garantir o desempenho, a Jeep equipa o Wrangler Rubicon com direção eletro-hidráulica e um conjunto de suspensão reforça na dianteira, com eixo rígido com molas helicoidais, e na traseira, com eixo rígido com molas helicoidais. O sistema de freios dianteiros é a discos ventilados com ABS e EBD.
Para modernizar o Wrangler, a Jeep traz um amplo pacote de sistemas de auxílio à condução autônoma, como piloto automático com controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência (AEB) e comutação automática do farol alto Full LED, que usa imagens de uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acompanhar o tráfego dos veículos à frente e ajustar automaticamente o facho do farol para evitar o ofuscamento de outros motoristas.
O Wrangler Rubicon é realmente um veículo offroad mas agora tem pegada moderna e altamente conectado dentro dos mais modernos sistemas de multimídia ofertados pela Jeep para garantir maior conforto e comodidade para motorista e demais passageiros amantes do mundo 4×4 como também para quem deseja apenas desfilar pelas ruas das grandes cidades brasileiras.
A Jeep pede R$ 499.990 no Wranger Rubicon com pedido de entrega para seis meses. Há ainda as configurações Sahara duas portas e Sahara 4 portas, com preço na concessionária.
Deixe um comentário