A importância de entender a mecânica do carro

Por Juliana Neves (Colaboradora)
.
Ter a habilitação e um carro pode ser um processo simples para muitas mulheres e até indispensável para algumas, por conta da facilidade e do conforto que se tem para administrar melhor a rotina. Mas não é só pegar a chave e sair por aí dirigindo, é necessário também entender o básico de como funciona o veículo para não passar por perrengues durante o trajeto. A manutenção preventiva ainda é a melhor forma de prevenir que o veículo quebre de forma inesperada, mas mesmo cumprindo toda a lista de coisas é necessárias na revisão, ainda assim, podem acontecer surpresas desagradáveis.
.
.
Mas não precisam ter medo e nem se inscreverem em um curso de mecânica ( só se for realmente um desejo né?)! Um passo simples para aprender a se virar sozinha é sempre manter no veículo o manual do proprietário que contém as instruções importantes para um bom funcionamento. Ele também pode ser útil para aquelas horas que alguma luz anormal decide acender no painel, as vezes não é preciso surtar, é só olhar o documento e descobri o que cada uma significa.
.
.
Outros itens que você mesma pode verificar sem precisar levar o carro na oficina são o nível do óleo do motor, o fluído de arrefecimento (Água do radiador + Aditivo), o fluído de freio e até mesmo o nível de água no reservatório do parabrisa. Não esqueça de sempre manter os pneus na calibragem correta e esteja também atenta a validade deles, além de sempre abastecer em um local adequado para evitar contratempos por conta de combustíveis ruins.
.
.
E se o carro mesmo assim quebrar e você quiser colocar a mão na massa e consertar, é importante fazer um diagnóstico do problema quando levar o veículo no centro automotivo, assim é possível até evitar que seja enganada. Entender a mecânica do carro é necessário não apenas prevenir a quebra, mas também para que você possa conduzir ele de forma mais segura e responsável, evitando os contratempos e até os acidentes fatais no trânsito.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais