BMW 530e, um sedã executivo para lá de moderno

Por Roberto Nunes

 

O mundo dos carros alemães é extremamento sofisticado. De uns anos para cá, marcas como a BMW reforçaram seus atrativos com mais tecnologia embarcada, materiais refinados e motores bem potentes e ecologicamente mais limpos. É o caso do 530e M Sport, a versão do sedã médio-grande híbrido de luxo da BMW. É o caminho sem volta da indústria automotiva e a fabricante bávara sabe disso e aposta no 530 Hybrid para brigar na seara do Volvo S90.

O 530e iPerformance desembarcou com tomada de energia plugada na rede elétrica para conquistar seu espaço na garagem de quem deseja um sedã espaçoso, recheado de equipamentos e sofisticação nos mais diferentes detalhes para deixar motorista e demais passageiros à vontade nos passeios da cidade ou nas viagens mais longas.

O novo 530e faz parte da quinta geração do modelo da BMW. E é notório que os atributos foram reforçados no Série 5 Hybrid. O sedã de luxo tem quase cinco metros de comprimento – são exatos 4,95 metros. Produzido em Dingolfing (Alemanha), o 530e ganha acessórios da linha esportiva BMW Motorsport, rodas de liga leve M Y spoke de 19 polegadas, frente com uma bela grade imponente, sistema de iluminação ambiente interna, freios a disco ventilados com ABS, controle de tração e de estabilidade e um volante M em couro e com um conjunto de teclas para comandos dos sistemas ofertados no veículo.

AUTOS E MOTOS andou por 24 horas no 530e oferecido pela BMW do Brasil numa ação comandada pela concessionária Haus Motors de Salvador. O BMW Road Show, evento itinerante realizado por todo o Brasil, ofereceu a oportunidade de conhecer modelos da linhagem M e veículos desejados, como o Série 3, Série 5 e Série 7, todos com tecnologia híbrida.

Destes, o 530e é o que recebeu um pacote mais recheado de melhorias, como um multimídia iDrive com tela maior de 10,25 polegadas, display digital de 12,3 polegadas e possibilidade de uso de muitos smartphones conectados ao dispositivo. A marca alemã inclui ainda um assistente pessoal chamado de BMW Intelligente Personal Assistante. Basta apenas falar “Olá, BMW” e pedir informações de todos os tipos e solicitar rotas para transitar com segurança até o destino, por exemplo.

Potência com baixo consumo

 

Se é para entrar ainda mais forte no segmento de sedãs de luxo, a BMW tem sim suas armas. O reforço maior é o pacote mecânico híbrido, usando um motor 2.0 movido a gasolina, de 184 cavalos de potência entre 5.000 e 6.500 giros e 300 Nm de torque (1.350 a 4.000 rpm), e outro eDrive, oferecendo assim uma potência combinada de 292 cavalos e 420 Nm de torque. Para entrar, basta apenas chegar mais perto dos sensores da porta do motorista (também do carona) e assim aproveitar o luxuoso mundo BMW. Sente ai no banco ergonômico e ligue o carro por meio do botão Start no painel.

O conforto é notado no olhar mais atento no belo Interior e, no console central, há compartimentos para guardar pequenos objetos, podendo até usar logo o sistema de carregamento do smartphone por indução localizado abaixo do multimídia. Ai, amigo, você nem irá ouvir o barulho do motor já ligado mas perceberá o quão forte e seguro é este sedã BMW. Em esticadas pelo litoral baiano, é possível ficar surpreso com as respostas rápidas do 530e.

De acordo com dados do fabricante, o sedã acelera de zero a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e tem velocidade máxima controlada nos 235 km/h. O conjunto híbrido funciona bem com a tração traseira e serve como um alento em dias de litro da gasolina na faixa dos R$ 6. Além disso, há um sistema denominado de XtraBoost que libera mais 40 cavalos para o passeio ser ainda mais divertido. Quer mais? Há ainda um sistema plus com modos de condução, passando pelo Sport, Comfort e Eco Pro, para tirar todos os atributos do Série 5.

A BMW oferece também o cabo de carregamento do sistema elétrico, podendo ser feito na tomada caseira, eletropostos públicos ou no iWallbox, a estação de carregamento para a recarga das baterias de íons de lítio em apenas 3h15.

O conforto é um item de série em todos os carros BMW. No caso do Série 5 híbrido, a fabricante caprichou ainda mais, já que o 530e é o carro do patrão – digamos assim. O sedã de luxo alemão custa a partir de R$ 425.950 e você vai perceber cada centavo no veículo. O sedã Série 5 é imponente, sim, senhor, e traz tudo que é de bom para os mais exigentes consumidores de carro de luxo.

A BMW oferece head-up display, assistente de estacionamento, assistente de direção, sistemas de condução semi-autonôma, faróis de neblina em LED, ACC, teto solar, seis airbags, bancos dianteiros esportivos e com ajuste eletrônico, ar-condicionado digital dual-zone e até abertura automática do porta-malas – são 410 litros.

Você pode até achar que o Série 5 híbrido é um sedã mais discreto, mas ele “chega, chegando em qualquer lugar não só pelo visual como também pelos recursos e equipamentos ofertados pela BMW. É sim, um automóvel de luxo; é sim um carro moderno.

 

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais