Comércio de autos tem venda online inexpressiva em Salvador

Por Roberto Nunes

O comércio de automóveis sofreu uma queda tremenda na capital baiana. No mês de abril, a venda online não emplacou e deve seguir o mesmo ritmo neste mês de maio. Com as lojas fechadas por decreto municipal para conter o avanço de casos da Covid-19, o consumidor baiano mostrou-se retraído para tomar uma decisão. A ausência da venda presencial do veículo zero km é o calcanhar de aquiles das concessionárias, que não conseguem transformar o contato online, via whatsapp ou pelas plataformas digitais (sites e redes sociais), em uma venda efetiva.

Nas concessionárias em Salvador, apenas os serviços de oficina estão em pleno funcionamento e, mesmo assim, têm baixa procura para revisões e consertos de automóveis. Sem histórico de grandes volumes de vendas online, o setor de automóveis de Salvador se depara com a desconfiança do baiano. Na prática, receber uma ligação de um consultor de vendas ou um contato via whatsapp é algo comum. No entanto, há sérios riscos de fraudes e ações de golpistas. Normalmente, o consumidor faz questão de ir até a loja, fazer um teste drive e negociar presencialmente valores de prestação e condições do financiamento.

Com a loja fechada, somente é possível andar no carro com agendamento e, muitas vezes, é neste momento que a venda desanda. Na dúvida, muita gente segura a compra. No mês passado, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave, o Onix teve vendas inexpressivas com apenas 68 unidades emplacadas na capital baiana. Seu volume normal fica na faixa das 200 unidades em Salvador. O sedã Onix Plus segue o líder Onix com 39 unidades, ficando acima do Corolla, que conseguiu 29 unidades emplacadas. A lista do TOP 5 em Salvador é completada por Ka e Kwid, modelos com 28 unidades e 27 unidades em abril, respectivamente.

Confira a lista dos carros mais vendidos em Salvador: 

  1. Onix – 68 unidades
  2. Onix Plus – 39 unidades
  3. Corolla – 29 unidades
  4. Ka – 28 unidades
  5. Kwid – 27 unidades
  6. Renegade – 24 unidades
  7. Kicks 24 unidades
  8. Sandero – 20 unidades
  9. Captur – 20 unidades
  10. Creta – 19 unidades
  11. HB20 – 18 unidades
  12. Tracker – 17 unidades
  13. Gol – 16 unidades
  14. Argo – 15 unidades
  15. EcoSport – 13 unidades
  16. Duster – 12 unidades
  17. Etios hatch – 12 unidades
  18. Ix35 – 11 unidades
  19. Polo – 10 unidades

Fonte: Fenabrave Emplacamentos

Veja também...

Veja mais
Carregar mais