Fiat 500e tem autonomia para rodar 320 km; Bahia fica de fora da pré-venda

A longevidade do Cinquecento surpreende em todo o mundo. Clássico da indústria automotiva global, o Fiat 500 registra mais um capítulo na história dos veículos emblemáticos. Eis que surge o 500e, o subcompacto italiano com motor 100% elétrico.

Desta vez, o 500 está de volta numa versão bem modernosa. O Brasil entrou de vez na era dos carros elétricos e agora o 500 tem motor totalmente elétrico, ficou mais espaçoso e ganhou novos detalhes de design.

Chega ao mercado nacional com pré-venda para brigar com Renault Zoe e Chevrolet Bolt. A autonomia do 500e pode chegar a 460 quilômetros e o custo para uma carga completa é de aproximadamente R$ 35.

A Fiat oferece o 500e na versão única versão pelo valor de R$ 239.990. Antes a marca italiana tinha uma versão convencional, com motor a combustão, e conseguiu vender cerca de 40 mil unidades. A expectativa de vendas até o final deste ano é de 120 unidades. Inicialmente será vendido em nove concessionárias da marca e oito cidades. A pré-venda começou via site do 500e.

O 500 elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque. A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, que aperfeiçoa a eficiência aerodinâmica.

Sem abrir mão de sua tradicional proporção, o novo veículo cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura, privilegiando o espaço interno, mas mantendo o modelo compacto e ágil na cidade. Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um visual dinâmico mais ousado.

O 500 elétrico apresenta uma autonomia excelente de 320 quilômetros, cobrindo, com folga, o deslocamento médio diário de cerca de 30 quilômetros. Testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. Para se ter uma ideia do que isso representa, comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível.

O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. O que mais impressiona, entretanto, é o torque, que atinge surpreendentes 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

A Fiat oferece multimidia moderno e a tomada CCS Tipo 2 – a mais comum nos pontos de recarga rápida no Brasil. O 500e será vendido inicialmente em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A garantia é de três anos do veículo e sua bateria tem garantia de oito anos.

 

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais