Seu carro é seguro: veja a lista dos veículos com os melhores índices de reparabilidade

A segurança tem sido um dos principais itens nos carros produzidos e comercializados no mercado brasileiro. Recentemente, a indústria automotiva recebeu a notícia da antecipação da obrigatoriedade do controle de estabilidade, que se junta aos freios ABS e airbag como componentes que devem estar em todos os veículos. O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apresentou os resultados do ranking Car Group com os carros com os melhores índices de reparabilidade ao longo de 2019 – uma informação essencial para o a evolução do mercado automotivo.

Os veículos de passeio foram avaliados em 11 categorias: hatch subcompacto, hatch compacto, hatch compacto off-road, picape compacta cabine simples, picape compacta cabine dupla, sedã compacto, sedã médio, minivan compacta, SW compacta, utilitário esportivo e utilitário esportivo off-road. A Volkswagen foi a marca com o maior número de modelos entre os mais baratos de reparar: 8. A Citroën ficou em segundo lugar com duas premiações. E a Suzuki, com um carro.

Os quesitos avaliados no ranking são:

REPARO: após os crash-tests realizados na pista de impacto do Cesvi Brasil, o veículo é levado até a oficina-modelo do Centro, onde são analisados os danos causados e realizado o processo de reparação.

ESTRUTURA E COMPONENTES: Travessa com crash-box, absorvedores de impacto, deformações programáveis nos componentes e tipos de painel utilizado (parafusado, soldado…) são apenas alguns dos itens que passam pela avaliação do corpo técnico do Centro, após os testes de impacto.

CUSTOS: Após os devidos reparos, o Cesvi analisa a cesta básica de peças, que contém os itens que mais sofrem sinistros como portas, capô, faróis, lanternas e para-lamas, entre outros. Outros pontos analisados são os custos de cada componente e o tempo de mão de obra para finalização do reparo. As menores notas significam custo mais baixo de manutenção, enquanto que as maiores indicam que o proprietário vai gastar mais na reparação.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais