Stepway é a cereja do bolo entre os “aventureiros”

A Renalut lançou a linha Sandero 2020 com uma série de novidades. Além do visual e pacote mais amplo de equipamentos, a marca francesa elevou o Stepway como mais um modelo do seu portfóio. Logan e Sandero ganharam o Stepway, um carro mais esportivo e de apelo aventureiro. A renovação aumentou a atratividade. E a Renault desvinculou a versão Stepway do Sandero e deu ao modelo aventureiro o status de veículo com gama própria de versões.

O visual é mais elegante e desta vez traz ainda mais detalhes no design. Desenvolvida pelo Renault Design Center São Paulo e alinhada com a nova identidade mundial da marca francesa, a linha Sandero, Logan e Stepway tem novos para-choques dianteiros e uma nova assinatura luminosa, com direito a grade com detalhes cromados e luzes diurnas de led em formato de C ao redor dos faróis.

Atrás, Sandero e Stepway trazem ainda novas lanternas, com lâmpadas de leds e num formato que invade a tampa do porta-malas. Dentro, ficaram mais sofisticados e aconchegantes, com direito a teto escurecido, volante de couro com detalhes em cromo anodizado e portas revestidas de tecido ou couro e acabamento imitando fibra de carbono.Mais largos e revestidos de espumas mais espessas, os assentos são novos e mais ergonômicos, com novos padrões de revestimento.

Outra novidade é que Sandero, Logan e Stepway 2020 com motor 1.6 podem vir com câmbio automático CVT, que agrada quem busca conforto e condução suave no dia a dia, principalmente no trânsito, por não ser mais preciso trocar marchas. Além disso, reproduz 6 marchas virtualmente e oferece a possibilidade de trocas manuais na própria alavanca. Ao motorista cabe posicionar a manopla à esquerda, pra assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente em arrancadas e ultrapassagens. Há ainda sistema onde a polia é liberada gradualmente pra que o torque seja transmitido de forma linear, garantindo acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias.

O pacote de segurança da Renault reforçou a estrutura da carroceria e todas as versões agora têm 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), duas fixações Isofix para cadeiras infantis e chave-canivete com comando de abertura e fechamento das portas e que esconde a parte metálica quando não está sendo usada, ocupando menos espaço na hora de guardar no bolso ou na bolsa.

A Renault aposta nas versões CVT e na esportiva R.S. 2.0 do Sandero com equipamentos exclusivos como assistente de partida em rampa e controle de estabilidade. Todas as versões CVT incluem rodas de 16 polegadas e detalhes diferenciados, como as molduras nas caixas de rodas. A parte de conectividade deu um salto e o novo multimídia  aceita iPhone e Android e permite usar Spotify, Waze e Google Maps, além de ouvir áudios de WhatsApp na sua tela sensível ao toque de 7 polegadas. Chamado Media Evolution, o novo sistema ainda traz câmera de ré em algumas versões e as funções Eco Scoring e Eco Coaching, que ajudam a economizar combustível, ao auxiliar na forma de dirigir. O Eco Scoring orienta a direção mais econômica, enquanto que o Eco-Coaching avalia a condução do motorista levando em conta a hora certa pra troca das marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida.

A nomenclatura das versões também mudou e agora segue usada globalmente: Life, Zen, Intense e Iconic (esta disponível apenas para Logan e Stepway). Os motores são o 1.0 de 3 cilindros, 12 válvulas e até 82 cavalos e o 1.6 de 4 cilindros, duplo comando de válvulas variável e até 118 cavalos – que ainda vem com Start-Stop na versão manual, garantindo economia de 5% de combustível ao desligá-lo automaticamente quando para em semáforos ou engarrafamentos. E, além do novo CVT, continuam os câmbios manuais de 5 marchas e de 6 velocidades – este, exclusivo do Sandero R.S.

Pra completar, os modelos também estão sendo vendidos através da loja virtual da Renault (loja.renault.com.br), como já acontece com o Kwid.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais