Uso do celular ao volante é uma das maiores causas de acidente

Você sabia que a distração do motorista por 2 segundos num veículo a 60 km/h faz com que o carro percorra um trajeto de 37 metros às cegas? Além disso, a falta de atenção no trânsito fere um dos 5 elementos principais da direção defensiva, que são Conhecimento, Atenção, Previsão, Habilidade e Ação.

Um dos maiores motivos da falta de atenção é o celular, principalmente no início da manhã, que é quando o motorista ainda não está com seus reflexos 100%. Falar ao celular enquanto dirige é considerado infração gravíssima, com pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Os principais acidentes causados por essas distrações são as colisões traseiras, num exemplo bem comum: geralmente, o motorista perde a atenção ao responder a uma mensagem e deixa o veículo em movimento e acaba batendo no carro da frente.

Mas um dos acidentes mais perigosos é a colisão frontal, principalmente em vias de mão dupla, quando o motorista não percebe que seu carro está saindo da faixa e acaba se chocando com o carro que vem no sentido contrário – ou vice-versa.

Pra evitar distrações, o ideal é que o motorista se programe antes de sair de casa. Tipo acordar mais cedo e tomar o café da manhã em casa, pra evitar comer enquanto dirige. No caso das mulheres, também é bom se maquiar antes de sair de casa, evitando fazer isso no trânsito.

Ao sair com crianças, sempre que possível leve mais um passageiro no banco de trás, para que possa dar atenção para ela. Por fim, calcule o tempo do seu trajeto e monte uma playlist com suas músicas preferidas – isso evita ficar mexendo no som para trocar as músicas.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais