Em 2024, o Brasil registrou um recorde histórico na blindagem de carros, com 34.402 veículos blindados, superando os 29.296 do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Carros blindados oferecem maior segurança para os passageiros, mas, por outro lado, esse tipo de veículo desvaloriza mais rápido do que outros. Por isso, antes de blindar seu carro, você deve considerar que existe uma alta probabilidade de vendê-lo abaixo da média do mercado.
Para o vendedor, isso significa um prejuízo financeiro, mas essa é uma oportunidade de fazer um bom negócio para o comprador. E apesar do crescimento desse tipo de veículo no mercado brasileiro, as dúvidas dos consumidores são frequentes. Por isso, a Super Visão, maior rede de vistorias automotivas do Brasil, preparou um material exclusivo sobre o tema.
O que é carro blindado?
A blindagem é um processo de revestimento que reforça as estruturas do carro. Isso é feito por meio da aplicação de materiais específicos. Nos vidros do carro, por exemplo, ocorre a aplicação de policarbonato para evitar que os vidros se estilhacem. Já a carroceria é revestida com ligas de aço, para aumentar sua resistência. Mas existem diferentes níveis de blindagem, que representam sua capacidade balística, o que interfere não somente no valor, mas também na escolha dos materiais e na eficácia contra impactos variados.
- Nível I: é a mais leve e oferece proteção contra armas de fogo de baixo calibre;
- Nível II: protege contra armas de fogo de médio calibre;
- Nível III-A: oferece proteção contra armas de fogo de mão de qualquer calibre, mas é necessário que o comprador não tenha ficha criminal;
- Nível III: é semelhante ao nível 3A, contudo, inclui a proteção contra fuzis, e é necessário obter autorização Exército Brasileiro;
- Nível IV: suporta explosões e armas militares, contudo é proibida no Brasil.
Vale a pena investir em um carro blindado?
A resposta depende da finalidade da compra do serviço ou do veículo. Se você vive em uma área com alta criminalidade, a blindagem pode ser uma necessidade. Mas ela também é bastante eficaz contra acidentes, o que oferece mais proteção aos passageiros em qualquer situação.
Quanto custa blindar carro?
O valor da blindagem pode custar a partir de R$ 45 mil para carros compactos e a partir de R$ 60 mil para carros maiores, para níveis de proteção mais básicos. Além do custo inicial do investimento, o veículo exige manutenção adicional periódica, para garantir que a blindagem continue eficaz. O seguro para carros blindados pode ser mais caro, ultrapassando até 50% do valor para veículos sem a blindagem. Isso se deve a maior necessidade de reparos e reposições das peças do que carros convencionais, por causa da deterioração dos materiais.
Em caso de batidas, o processo de conserto é mais complexo e as peças são mais caras, o que justifica os preços mais elevados do seguro ou de revisões no mecânico. A manutenção desses veículos exige conhecimento técnico específico, o que também encarece o serviço. É essencial contratar um profissional qualificado uma vez que o processo exige desmontar todo o veículo para adicionar as proteções.
Além disso, a necessidade de ter um carro blindado representa às seguradoras que existe um risco maior com a segurança dos passageiros. Este tipo de veículo é atrativo para criminosos, portanto, está mais propenso a furtos. Outro fator que você deve considerar é o consumo de combustível. O aumento de peso causado pelos materiais causa uma resistência maior de movimento, o que faz com que o motor precise de mais força para andar, isto é, de mais energia. Por isso, se você deseja saber quanto custa blindar um carro, saiba que o valor, na verdade, deve abranger todos esses fatores.
Por que comprar carros blindados usados são mais baratos?
Os motivos que você viu acima encarecem os custos em manter o veículo, o que resulta em uma procura menor. A demanda também é menor devido ao perfil dos compradores, que se concentra em regiões de criminalidade elevada ou figuras públicas que sofrem um risco maior de ameaças. Além destes motivos, a blindagem é um serviço que deve ser realizado por empresas regularizadas, porque exige a alteração da estrutura do carro, o que implica em seguir padrões de segurança e qualidade.
Por isso, a falta de documentação adequada sobre a blindagem ou garantias podem causar desconfiança para os compradores, dificultar a negociação e até impedir a circulação do veículo.
É seguro comprar carro blindado?
Para oferecer o serviço de blindagem, é necessário que a empresa obtenha autorização do Exército Brasileiro e realize o cadastro dos documentos no Sistema de Controle de Veículos Blindados e Blindagens Balísticas (Sicovab). Com isso, a empresa poderá emitir um certificado de blindagem para os compradores, comprovando que o serviço foi realizado de acordo com os padrões exigidos pela Lei.
Esse certificado deverá ser apresentado para a realização da vistoria de transferência em uma empresa credenciada (ECV), que é um processo obrigatório em alguns estados, que regulariza a compra e venda de veículos usados. Mas, se na vistoria for constatado que a blindagem foi realizada de forma irregular, o proprietário receberá o laudo cautelar não conforme, o que prejudica a negociação.
Em alguns casos, o carro pode ser considerado inadequado para veiculação e ser recolhido pelo estado, por causa da integridade comprometida do conjunto estrutural. Por isso, é fundamental realizar uma vistoria veicular antes de comprar ou vender um carro, seja ele blindado ou não. Esse tipo de serviço avalia diversos itens, que verificam a integridade da estrutura e confirma os registros diante dos órgãos competentes.
Deixe um comentário