Motocicletas

BMW Motorrad lança assistente de troca de marchas automatizada

Escrito por Roberto Nunes

Com o novo Assistente de Troca de Marchas Automatizada (ASA), a BMW Motorrad apresenta uma solução técnica inovadora que torna a pilotagem mais simples e confortável. Fiel ao lema “Simplifique sua Pilotagem”, a experiência de pilotagem é ainda mais aprimorada pela automação da embreagem e das trocas de marchas, sem sacrificar a dinâmica de pilotagem proporcionada pelas trocas de marchas.
O Assistente de Troca de Marchas Automatizada apresenta um design funcional inteligente no qual dois atuadores eletromecânicos automatizam a embreagem e a troca de marchas da transmissão de seis velocidades, sendo essa a principal diferença em relação a um assistente de troca de marchas convencional. Não há necessidade de uma alavanca manual para operar a embreagem. Arrancar, parar e manobrar são simplificados com o Assistente de Troca de Marchas Automatizada.
Pilotar com o Assistente de Troca de Marchas Automatizada também se torna mais agradável graças às sequências de troca de marchas rápidas, adaptadas às rotações e à carga do motor, resultando em trocas de marchas precisas. O esforço do piloto também é reduzido, o que torna a pilotagem ainda mais prazerosa. Além disso, o Assistente de Troca de Marchas Automatizada cria uma conexão ainda mais direta com o potente motor boxer, já que a atuação precisa da embreagem torna ainda mais fácil controlar a experiência de pilotagem através da manopla do acelerador e do pedal de troca de marchas.
No modo de troca ‘M’, as mudanças de marcha ainda podem ser feitas através do pedal de marchas, permitindo que o piloto decida quando trocar as marchas.
No modo de troca ‘D’, o Assistente de Troca de Marchas Automatizada realmente se destaca. Os pontos de troca de marchas são automaticamente selecionados pela unidade de controle do motor. Em ambos os modos “M” e “D”, o piloto se beneficia de trocas de marcha perfeitamente executadas. O resultado é uma aceleração eficiente da motocicleta e um aumento na estabilidade de pilotagem.
Ao subir de marcha, por exemplo, o solavanco associado a uma transmissão manual clássica com embreagem manual é em grande parte eliminado, assim como o risco de contato do capacete entre piloto e passageiro.
As reduções de marcha também são projetadas para serem o mais suaves possível, minimizando os trancos. Características específicas da função de troca automatizada são atribuídas aos diferentes modos de pilotagem para garantir um comportamento de troca perfeito em cada situação de pilotagem. Em combinação com o Controle de Cruzeiro Ativo ou o aviso de colisão frontal, a interligação de funções também traz o futuro do motociclismo à vida.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário