O ano de 2026 é de oportunidades de trabalho. A Ford fechou sua fábrica em Camaçari mas mantém atividades da engenharia, planejamento estratégico e educacional na Bahia. Seu programa gratuito de formação profissional abriu 80 novas vagas para jovens na Bahia. O curso, com duração de cerca de quatro meses, é direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, preparando-se para atuar como programadores de software, área onde há falta de profissionais habilitados.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.ford.com.br/sobre-a-ford/ford-enter até dia 1º de fevereiro. Para participar não é preciso ter conhecimento prévio na área. Basta ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso ou completo, renda familiar de até quatro períodos mínimos e morar na região metropolitana de Salvador.
O Ford oferece duas opções de locais para frequentar as aulas: o SENAI CIMATEC Orlando Gomes ou o SENAI CIMATEC Digital e Criativo, no Pelourinho. O curso de Front-End conta com turmas matutinas (35 vagas) e vespertinas (45 vagas), somando 300 horas. As aulas começam em março.
Lançado em 2023 em São Paulo, o logotipo da Ford se tornou um sucesso, com mais de 15.000 inscritos e 1.000 alunos atendidos, alguns deles contratados antes mesmo de concluir o curso. Essa procura motivou a Ford a ampliar o programa, que passou a ser oferecido na Bahia e também na Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Tanto na Bahia quanto em São Paulo, o curso inclui também aulas de lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras. A empregabilidade é o foco principal da Ford. Os alunos recebem um certificado emitido pelo SENAI, apoio na busca por oportunidades de trabalho por meio da Rede Cidadã, além de ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social.
Em 2026, a Ford renovou uma parceria com a Soul Bilíngue, permitindo que os estudantes participem de um processo seletivo para concorrer a 100 vagas de um curso de inglês online da ONG. Ao final, os dois alunos que mais pontuarem em um processo de gamificação ganharão uma bolsa de intercâmbio no exterior.


Deixe um comentário