Transporte

Supersafra de grãos impulsiona consórcio de caminhões pesados

Escrito por Roberto Nunes

Após a supersafra de grãos registrada na temporada 2025/26, o Brasil deve alcançar um novo recorde de produção em 2026/27, com cerca de 366,6 milhões de toneladas, segundo projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Se confirmado, o volume será 4,9 milhões de toneladas superior às 361,7 milhões estimadas para o ciclo anterior, o equivalente a um crescimento de 1,4%.

Com o aumento da produção agrícola, cresce também a demanda por soluções logísticas capazes de garantir o transporte e o escoamento da safra. Neste cenário, o consórcio surge como alternativa para aquisição e renovação da frota de veículos pesados, especialmente caminhões. A modalidade permite que produtores, transportadores e empresas organizem seus investimentos no médio e longo prazo, sem necessidade de entrada ou cobrança de juros.

Expectativas positivas para o setor

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que, nos primeiros oito meses deste ano, o segmento de veículos pesados – caminhões movimentou mais de R$ 12,45 bilhões em créditos comercializados.

Para 2027, a expectativa é de continuidade dos investimentos na categoria, impulsionados pela busca por maior eficiência logística, redução dos custos operacionais e modernização da frota, com foco também em desempenho e sustentabilidade.

“Com a perspectiva de crescimento da produção agrícola, o planejamento da operação logística torna-se ainda mais importante. Nesse contexto, o consórcio ganha relevância como ferramenta para viabilizar a aquisição e a renovação de caminhões. É uma alternativa que se encaixa a todos os perfis de transportadores que buscam organizar seus investimentos respeitando suas necessidades e capacidade financeira”, afirma Mauro Andrade, gerente comercial do Consórcio IVECO.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário