Serviços

Ampère: Ecossistema de Mobilidade do Brasil acontece em BH

Escrito por Roberto Nunes

A crise climática deixou de ser um debate isolado e está na pauta de países em todo o mundo. Por isso, a mobilidade elétrica figura entre os desafios que impactam diretamente o clima, em função da emissão dos gases poluentes que causam o efeito estufa. Embora o Brasil ainda esteja nos estágios iniciais quando o assunto é mobilidade elétrica, a transição para alternativas mais sustentáveis é inadiável. Diante dessa realidade, a capital mineira receberá a 3ª edição de um dos mais importantes encontros do setor: o Ampère Ecossistema da Mobilidade Sustentável, que tem como missão discutir o futuro da mobilidade urbana e sua transição para soluções mais sustentáveis entre os dias 30 e 31 de outubro, no Expominas.

A mobilidade sustentável vai muito além de veículos eficientes e sustentáveis. Ela está revolucionando o ecossistema urbano ao impulsionar avanços em infraestrutura, novos modelos de negócio e, sobretudo, promovendo uma maior conscientização ambiental. No Ampère, serão discutidos temas como as mais recentes tecnologias, inovações em carros elétricos, a necessidade de expansão das redes de recarga e a integração de tecnologias inteligentes. Também serão abordados os incentivos governamentais que têm impulsionado o crescimento do setor. O evento contará com painéis e palestras de grandes nomes do mercado, além de exposições de inovações tecnológicas e projetos em desenvolvimento, consolidando o Brasil como um potencial líder em soluções de mobilidade limpa. Entre as atrações, estarão test-drives de veículos elétricos e a presença de embaixador oficial do evento.

Segundo Sakuntala Martins, idealizadora do Ampère, a mobilidade sustentável é um caminho sem volta para um futuro mais sustentável e com menos impacto. “O Ampère é um marco na agenda de sustentabilidade do país, conectando a tecnologia e o meio ambiente em prol de um futuro mais limpo e saudável para as próximas gerações. Afinal, a mobilidade é a chave para um futuro urbano mais sustentável. O evento busca não apenas discutir as tendências, mas também promover ações concretas para a implementação dessas soluções em larga escala.”

A emissão descontrolada de gases de efeito estufa vem causando o aquecimento global no planeta, sendo o setor de transporte um grande contribuinte para tal. Entre os modais que mais contribuem com as emissões de dióxido de carbono estão os carros leves que lideram com 45% do volume emitido e, em seguida, aparecem os caminhões, responsáveis por 21%, segundo o relatório Situação do Transporte e Mudança Climática Global. Nesse cenário, é fundamental discutir o problema e apresentar alternativas que substituem com eficiência os veículos atuais poluentes por modelos movidos a energia limpa, além de iniciativas de mobilidade urbana nas grandes cidades.

 

No Brasil, há pouco mais de 157 mil unidades de veículos elétricos em circulação, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) compilados pela empresa NeoCharge. Apesar dos números pequenos em comparação às grandes potências, representam um enorme salto: em 2015, eram apenas três mil eletrificados. Os dados mostram que a mobilidade sustentável hoje vem expandindo o número de veículos vendidos no mercado com grande potencial de expansão, mas encontra entraves e não se limita apenas a veículos mais eficientes e sustentáveis. Ela está transformando completamente o ecossistema urbano, promovendo avanços em infraestrutura, novos modelos de negócio, e, principalmente, uma maior conscientização ambiental. Durante o Ampère, serão abordados temas como a expansão das redes de recarga, a integração de tecnologias inteligentes, além de incentivos governamentais que impulsionam o crescimento do setor.

 

Ampère terá embaixador de peso: Sérgio Sette Câmara, piloto de Fórmula E

 

Um dos grandes destaques será a participação do piloto do Campeonato Mundial de Fórmula E, Sérgio Sette Câmara, que atuará como embaixador oficial do evento. Natural de Belo Horizonte, Sérgio é um dos principais nomes do automobilismo brasileiro e tem uma carreira de destaque em categorias como a Fórmula 2 e a própria Fórmula E, onde compete desde 2020 por equipes renomadas no cenário global. Sua presença no Ampère reforça o compromisso do evento com a promoção da mobilidade elétrica e a transição para tecnologias sustentáveis. A participação de um piloto de elite em uma categoria 100% elétrica é um símbolo da revolução que o setor automotivo está passando, mostrando o potencial das novas tecnologias no esporte e no dia a dia.

 

Programação com palestras e painéis para impulsionar a mobilidade sustentável no brasil

No dia 30, a terceira edição do Ampère: Ecossistema de Mobilidade do Brasil traz uma programação rica e diversificada, com palestras, painéis e experiências interativas que promovem uma troca de conhecimento científico e tecnológico de grande valor para o setor. A programação do evento se iniciará às 14h com a palestra de abertura “Desafios e Oportunidades da Descarbonização”, ministrada por Janayna Bhering, gerente de projetos da FUNDEP e coordenadora do Programa Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). A presença de Janayna é especialmente relevante, visto que ela tem desempenhado um papel fundamental na articulação de iniciativas de descarbonização no Brasil, destacando-se pela sua expertise em projetos de inovação e sustentabilidade. Sua palestra trará uma análise estratégica sobre as principais barreiras e oportunidades no caminho para a descarbonização, um tema crucial para a economia sustentável do país.

Logo em seguida, às 15h, o painel “Panorama da Descarbonização em Minas Gerais” reunirá nomes de peso para discutir o cenário atual e as ações em curso no estado. O painel contará com a participação de Kathleen Nascimento (Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDE), Diogo Melo Franco (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD/BH), João Paulo Braga (InvestMinas) e Carlos Frederico Aguilar Ferreira (Codemge). Às 16h, o evento seguirá com o tema “Neoindustrialização – Perspectivas para a Mobilidade Sustentável”, que abordará a modernização da indústria com foco na transição energética, a adoção de tecnologias avançadas e a produção de biocombustíveis, sempre com a mobilidade sustentável em mente. O painel será moderado por Lucas Dornelas (PNME/Fundep) e contará com a participação de Mariana Yasbeck (Fiemg Lab), Leandro Rossi (Mining Hub), Dani Carvalho (Orbi Conecta) e Amanda Drumond, diretora da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Às 16h, acontecerá o Painel Neoindustrialização: perspectivas para a mobilidade sustentável com a diretora de motos elétricas na Confederação Brasileira de Motociclismo, Amanda Duarte Drumond. Serão discutidas as oportunidades de desenvolvimento de soluções e adoção de tecnologias avançadas, processos de fabricação eficientes  e sustentáveis e o papel da indústria na transição de mobilidade sustentável da Nova Indústria Brasil, que prevê  metas para o desenvolvimento sustentável até 2033.

No dia 31 de outubro, a programação começará às 14h com a apresentação do 3º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica da PNME, conduzida por Rafael Augusto Seixas Reis de Paula (PNME/Fundep). A apresentação trará um panorama detalhado dos avanços da eletromobilidade no Brasil, destacando as perspectivas para o futuro e o impacto socioeconômico da adoção em larga escala de veículos elétricos, um tema cada vez mais presente nas discussões sobre sustentabilidade e inovação no setor de transportes.

Às 15h, o painel “Minerais Estratégicos e Materiais Avançados” abordará o potencial de Minas Gerais como um dos principais fornecedores desses recursos essenciais para a eletromobilidade. Moderado por Francis Aquino (Orbi Conecta), o painel contará com a participação de Frederico Amaral (SEDE), Renato Ciminelli (Mercado Mineral), Marcelo Rodrigues (UCB), Alexandre Valadares Mello (IBRAM) e Prof. Luiz Gustavo (UFMG/Fapemig). E às 16h, o painel “Fomento e Investimento em Mobilidade Sustentável” discutirá as estratégias de financiamento e investimentos necessários para impulsionar a eletromobilidade no Brasil, incluindo parcerias público-privadas e incentivos governamentais com moderação de Carlos Lopes (Fundepar), e contribuições de Arthur (Programa Mover – Fundep), Lorena Tameirão (ABGI) e Jorge Leonardo Duarte de Oliveira (BDMG).

Para encerrar o ciclo de palestras, às 17h, será realizado o painel “Academia e Mercado – Inovação Aberta como Estratégia de Desenvolvimento”, que debaterá a importância da colaboração entre academia e empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras em mobilidade elétrica. Moderado por Rafael Augusto Seixas Reis de Paula (PNME/Fundep), o painel que promete explorar como a transferência de conhecimento e tecnologia pode acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras no setor de mobilidade elétrica, contará com a presença de Braz de Jesus Cardoso Filho (UFMG/CC&T PNME), Juliana Crepalde (CTIT), Pedro Vaz Emboava (SEDE), Rochel Lago (UFMG/Escalab) e Keren Bigão (Senai).

 

Test-drives: experimentando o futuro da mobilidade elétrica

O evento trará uma série de experiências interativas, proporcionando ao público, tanto adolescentes de escolas públicas e privadas quanto adultos, uma oportunidade de explorar as últimas inovações no mercado de veículos elétricos. Entre os destaques, estão os test-drives de carros, motos e patinetes elétricos, permitindo que os participantes experimentem de perto a tecnologia que está moldando o futuro da mobilidade sustentável. Além de uma imersão prática, o público terá acesso a informações valiosas sobre as tendências e transformações do setor. As inscrições, no valor de R$ 29,00,

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário