Projeto moderno de SUV da francesa Renault, o Kardian anda bem nas vendas no mercado brasileiro. Chegou para desbancar as vendas do irmão Duster, o Kardian amarga posição abaixo do SUV mais quadradão da Renault. Em setembro, por exemplo, o Kardian vendeu 3.303 unidades contra as 1.407 unidades do Duster. No entanto, o modelo mais antigo da linha de SUV’s Renault vendeu mais no acumulado do ano, registrando 13.967 unidades. O Kardian está pertinho com 13.124.
Com a nova versão manual do Kardian que chegou este mês no País, o Kardian deve sim vender mais. Porém, ainda está longe das vendas do Fiat Pulse (28.640 unidades) no acumulado de janeiro/setembro de 2024. O SUV líder do TOPO5 no Brasil é o VW T-Cross (55.362), seguido de Hyundai Creta (48.937), Chevrolet Tracker (47.849), Nissan Kicks (45.143) e VW Nivus (40.294).
A Renault oferece o Kardian com câmbio manual de seis marchas. Agora, o modelo tem quatro versões à venda, todas com o eficiente motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm, maior torque entre os concorrentes. A nova versão com câmbio manual se chama Evolution, tem preço sugerido de R$ 106.990 e traz os mesmos equipamentos da Evolution com câmbio automático EDC. Agora, a linha é composta das seguintes versões: Evolution com câmbio manual, Evolution com câmbio EDC, Techno com câmbio EDC e Première-Edition com câmbio EDC.
Produzido em Portugal, pela Horse, a JX22 é a nova geração dos câmbios manuais de seis marchas, com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível. Lançado em março, o Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV, e inaugurou uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.
O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna. Essa base iniciada permite o desenvolvimento e produção de veículos com comprimentos entre 4,0 e 5,0 metros, com modularidade nas dimensões de entre-eixos (quatro medidas entre 2,6 e 3,0 metros) e três medidas para a seção traseira , além da largura da bitola que pode variar entre 1,53 a 1,6 m.
Deixe um comentário