Automotivo

Ano novo, carro novo na garagem

Escrito por Roberto Nunes
O ano de 2023 acaba com o fortalecimento das picapes e carros eletrificados no Brasil. E olhe que o ano de 2024 será mais acelerado para quem deseja um veículo híbrido ou 100% elétrico. Com o sucesso do elétrico Dolphin, a chinesa BYD prepara fábrica na Bahia, mas antes lança o pequeno Seagull, que será chamado de Mini Dolphin no mercado brasileiro. Mas há modelos dos mais variados segmentos. AUTOS E MOTOS elenca alguns veículos para você comemorar o réveillon e planejar a compra do carro zero km para 2024.
.
.
Por Roberto Nunes 
.
.
.
1. BMW X2
Com a renovação da Haus Motors em Salvador, a BMW prepara a chegada de veículos eletrificados. Um deles é o X2 que ganha ainda uma versão a gasolina. O novo X2 traz uma gama de novas tecnologias e agora vem importado da Alemanha. É um SUV para família e, principalmente, para quem gosta de mais tecnologia embarcada. Ganhou novo visual e mais mimos para todos.
.
.
2. Renault Kardian
Lançado como carro-global com produção no Brasil, o Renault Kardian é um SUV compacto. Estreia a plataforma CMFB e o novíssimo motor 1.0 turbinado da francesa Renault no Brasil. Vem equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.  O inédito motor 1.0 turbo de três cilindros entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem EDC. O modelo mede 4,12 metros de comprimento, com 1,59m de altura.
.
3. Toyota Yaris Cross
O lançamento do Yaris Cross é a forma da Toyota garantir seu espaço no mundo dos SUVs urbanos. É para brigar na faixa de VW T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta. Chega com mais equipamentos e, desta vez, a Toyota inclui freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico e abafador do escapamento escondido atrás do para-choque. Tem 4,31 metros de comprimento e 2,62 metros de entre-eixos. A Toyota deve entregar uma opção de motor híbrido no Yaris Cross.
.
.
4. Mini Dolphin
Nos preparativos da fábrica em Camaçari (Bahia), a chinesa BYD quer garantir uma boa fatia no mercado brasileiro. O modelo BYD mais esperado é o compacto elétrico Seagull, agora chamado de Mini Dolphin. O modelo, que é vendido na China e já garantiu 200 mil unidades vendidas, será lançado com valor na faixa dos R$ 100 mil. Tem bateria Blade da BYD, com capacidade de 30 kWh ou 38,8 kWh, o que proporciona um alcance de até 405 km pelo ciclo chinês. Chega na faixa dos R$ 100 mil
.
.

5. Fiat Titano 

Fruto do projeto da chinesa Changan com a Peugeot, a Fiat Titano chega com dimensões próximas de  5,30 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. Ainda sem mecânica anunciada, a picape da Fiat pode ser equipada com multimídia moderno, pacote de itens de assistência ao condutor e motor 2.2 turbodiesel já usado pela Ducato – com cerca de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, com opção de tração 4×4 com reduzida.
.
.
6. Mitsubishi L200
A nova picape L200 surge em nova geração com um visual inusitado. Cresceu e ficou mais moderna. Suas dimensões são maiores. Tem  5,36 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,82 m de altura e com um entre-eixos de 3,13 m. Ganhou novos elementos como a nova central multimídia e bancos mais confortáveis.

O motor, no entanto, é o conhecido 2.4 turbodiesel, de 190 cv e 43,9 kgfm, com caixa manual ou automática, ambas de 6 marchas e opção de tração nas quatro rodas.

.
.
Outros modelos para 2024: Peugeot 2008 (reestilizado), VW T-Cross (reestilizado), Jeep Commander (reestilizado), Chevrolet Blazer EV, Volvo EX30, Kia EV9, Audi Q6 e-tron, Ford Maverick (reestilizado) e Chevrolet Bolt EV

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário