Mercado

Aston Martin, um “lorde inglês” dos automóveis

Escrito por Roberto Nunes

Passado, presente e futuro da Aston Martin começam a ser homenageados com o início de um ano inteiro de celebrações pelo 110º aniversário da icônica marca britânica. No dia 15 de janeiro de 1913, um domingo há 110 anos, os fundadores Lionel Martin e Robert Bamford formaram a parceria que resultou na criação do primeiro carro da Aston Martin. Era a largada para mais de um século de emoção automotiva, inovações britânicas de alta tecnologia e sucesso nas corridas de alta octanagem.

Nascida nas pistas e inspirada pela paixão dos idealizadores pelas corridas, a Aston Martin saiu de um humilde início numa pequena oficina em Henniker Mews, em Londres, para se tornar uma das mais renomadas marcas mundiais – sinônimo de design criativo, luxo artesanal, desempenho emocionante e exclusividade.

Em imagens distribuídas para marcar o aniversário, a Aston Martin reuniu dois dos mais representativos e inovadores modelos de sua linhagem de 110 anos, sublinhando o comprometimento da empresa de levar os limites de performance e engenharia das pistas para as ruas. Um dos mais antigos sobreviventes carros de corrida da marca, o Razor Blade que quebrou um recorde em 1923, foi fotografado ao lado do hypercarro Aston Martin Valkyrie.

Um dos primeiros carros desenhados com preocupação aerodinâmica, e empurrado por um motor Aston Martin com especificação de grandes prêmios, o pioneiro Razor Blade cravou inúmeros recordes em Brooklands em 1923, um ano depois da estreia da Aston Martin em Grand Prix com o modelo TT1 – apelidado de “Green Pea” (ervilha verde). Um século depois, a Aston Martin continua a inovar com seus excitantes exemplares de alto desempenho, levando a moderna engenharia da Fórmula 1 para as ruas por meio do atualíssimo Aston Martin Valkyrie.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário