Automotivo

Audi abre pré-venda do novo RS e-tron GT e confirma primeiras unidades em setembro

Escrito por Roberto Nunes
Apresentado ao mundo no início de fevereiro, o 100% elétrico Audi RS e-tron GT já está no Brasil para a primeira exibição e experiência com clientes. O primeiro esportivo totalmente elétrico está em pré-venda em todas as concessionárias e-tron por R$ 949.990,00 na modalidade venda direta e marca uma nova era na história das quatro argolas. O modelo conta com mais de 1,4 milhão de combinações e pode ser personalizado também pelo site da Audi do Brasil pelo link: https://www.audi.com.br/br/web/pt.html
Além do Audi RS e-tron GT, o Audi e-tron S Sportback pode ser encomendado em condição especial de pré-venda a partir de R$ 779.990,00 na modalidade venda direta desde 20 de abril. O modelo acelera de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h. A bateria de alta tensão tem uma capacidade de energia de 95 kWh. A autonomia é de 380 km no ciclo WLTP e é o primeiro veículo elétrico com três motores da marca.

O novo modelo totalmente elétrico da Audi oferece desempenho dinâmico e altamente esportivo. O modelo RS precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta brevemente para 475 kW.
O RS e-tron GT normalmente roda com tração elétrica nas quatro rodas – somente o modo “efficiency” do Audi drive select prioriza tração dianteira. No caso de uma superfície escorregadia da via, exigências de alta potência ou curvas rápidas, o motor elétrico para a tração traseira também é ativado e por volta de cinco vezes mais rápido do que uma tração mecânica quattro.
O som esportivo e-tron compreende duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes cada, fora e dentro do veículo.
Os dois princípios clássicos de um gran turismo são esportividade e conforto. O projeto do Audi RS e-tron GT adota esta ideia e acrescenta uma nova perspectiva a ela: a sustentabilidade. No exterior, a grade Singleframe, que possui esquema invertido de cores, possui o emblema Audi na frente, uma indicação clara da tração elétrica. Enquanto a principal finalidade da Singleframe em modelos com motor a combustão é resfriar o motor, no RS e-tron GT ela oculta a maioria dos sensores. Somente a parte inferior tem aberturas para passagem de ar.
O desenho lateral, com linhas bem marcadas, nasce no capô alongado e passa no para-brisa plano, até mergulhar na linha de teto rapidamente inclinada em direção à traseira. As colunas C, suavemente inclinadas na área traseira, fluem elegantemente nos ombros musculosos da carroceria. A tecnologia quattro é destacada nos arcos das rodas. A tração quattro é ainda mais enfatizada pela combinação de um baixo centro de gravidade na principal seção da carroceria e a forte cintura no meio do veículo.

As luzes na traseira estão conectadas por uma faixa plana de luz. Um difusor visualmente dá ao RS e-tron GT um inconfundível visual dentro do portfólio de produtos da Audi. O aerofólio corre em paralelo à faixa de luz e arredonda o visual esportivo.
O Audi RS e-tron GT tem as dimensões de um gran turismo clássico: com distância entre eixos de 2,90 metros, ele mede 4,99m de comprimento, 1,96 m de largura e somente 1,41 m de altura. O compartimento de bagagem fornece um volume de 366 litros no RS e-tron GT. Um segundo compartimento de bagagem abaixo do capô dianteiro oferece mais 85 litros de espaço.
O modelo representa o próximo estágio da Audi: ele tem as proporções ideais. Em outras palavras: uma longa distância entre eixos, grandes rodas e silhueta plana. Sua linguagem passa a ser o ponto de partida para os futuros modelos elétricos da Audi.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário