Automotivo

Audi inicia venda do esportivo R8; chega a partir de julho por R$ 1,23 milhão

Escrito por Roberto Nunes

Quem já andou nos superesportivos GT-R (Nissan) e AMG-GT (Mercedes-Benz) sabe que o nervosinho R8 tem seu lugar no pódio dos carros envenenados de fábrica. A montadora alemã Audi anuncia a chegada do esportivo R8 2021 para o segundo semestre no Brasil. Em plena pandemia do Covid-19, o R8 começa a preparar o terreno. O bólido desembarca com valor estipulado de R$ 1.234.990.
É um dos automóveis mais desejados e cultuados em todo o mundo. A exclusividade do R8 começa pela possibilidade da personalização, com cores externas, side blade, acabamento externo, capa do retrovisor, cor do logotipo da Audi, design de rodas 20”, pinças de freio, acabamento interno, revestimento do teto, e padrão do revestimento dos assentos. Ao todo são quase 1,6 milhão de combinações possíveis para o novo Audi R8, o que possibilita um nível de personalização único.

A Audi abre as vendas dia 14 de maio para o R8 em todo o Brasil. São 10 cores externas (Branco Íbis, Amarelo Vegas – sólidas; Azul Ascari, Prata Florete, Cinza Kemora, Preto Mito, Cinza Suzuka, Vermelho Tango – metálicas; Cinza Daytona – perolizada e Azul Arara – Cristal Effect). Os side blades podem ser personalizados em cinco tipos diferentes – carbono, preto mito, cinza kendo, prata e titânio fosco. O conjunto de saias laterais, spoiler dianteiro e molduras do difusor do escapamento também pode ser personalizado em até três diferentes cores: carbono, preto brilhante e titânio fosco. Já a capa do retrovisor está disponível em quatro opções: carbono, preto brilhante, titânio fosco ou na cor do veículo. Para finalizar o exterior, o logotipo da Audi e as inscrições R8 e V10 podem vir em cromado ou em preto e existem ainda seis opções diferentes de rodas 20’’ disponíveis com três diferentes pinças de freio em vermelho, cinza e azul.

O esportivo tem ainda detalhes das soleiras, molduras e console central disponíveis em cinza antracite, carbono fosco e carbono brilhante. Para o revestimento do teto em Alcântara do modelo é possível escolher entre o acabamento com costura em diamante ou liso. E nos assentos esportivos são 18 possibilidades se considerar os dois desenhos (diamante ou liso) e cores de costura.

Comercializado em versão única, o Audi R8 vem equipado com o potente motor central-traseiro V10, de 610 cavalos e 560 Nm de torque. Este propulsor empurra o R8 para fazer aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Sua velocidade máxima é de 330 km/h. A transmissão é a S tronic de sete velocidades e  conta com renovado sistema de tração quattro. A distribuição de torque se adapta às condições de direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro. O modo performance no sistema Audi Drive Select permite a adaptação dos parâmetros mais importantes na dinâmica para diversas condições de clima e solo.

A combinação de alumínio e fibra de carbono abrem novas dimensões em relação ao peso, rigidez e comportamento. A parte inferior da carroceria integra um longo difusor para aumentar o downforce. Também o chassi, com sua suspensão duplo A, demonstra o quão próximo o R8 está de um carro de corrida. A Audi investe muito no R8 com capô extenso, uma traseira com linhas fluidas e um entre-eixos relativamente curto, de 2,65 metros. O comprimento total é de 4,42 metros, a altura é de 1,24 metro e a largura tem 2,03 metros.

As quatro argolas complementam a ponta do capô que conta com sua grade Singleframe de estilo colmeia, ampla e plana. As características luzes de condução diurnas trazem elementos verticais que replicam as estruturas das entradas de ar e enfatizam a largura do carro. Toda a aparência do R8 transmite uma sensação de leveza e precisão técnica. O modelo tem de série sistema ativo no modo farol alto que ilumina duas vezes mais que faróis de LEDs comuns e evita ofuscar outros participantes no trânsito. Eles geram um feixe de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma esse facho em luz branca, ajustada para o uso em estradas com uma temperatura de cor de 5.500 Kelvin – condições ideais para o olho humano que permitem ao motorista distinguir melhor os contrastes e ajudam a evitar a fadiga. Além disso, os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro, tornando a passagem por neblinas e cortinas de fumaça, por exemplo, mais segura.

Na traseira, as lanternas e as entradas de ar se conectam. O vidro traseiro oferece uma clara visão do compartimento do motor iluminado. O R8 traz ainda um aerofólio traseiro fixo feito de CRFP (polímero de fibra de carbono reforçado. O carro tem ainda botão start-stop e seletor do Audi drive select localizados no volante multifuncional. Há ainda um botão para controlar o sistema de escape, deixando o esportivo com um ronco ainda mais poderoso, e um seletor que ajusta o veículo em diferentes condições de condução: seco, molhado ou neve.

 

Destaque é o Audi virtual cockpit com todas as informações em sua tela de 12,3 polegadas com gráficos elaborados. O motorista pode alternar entre diferentes modos de tela e ainda ajustar o painel de instrumentos digitais de acordo com suas preferências. No modo performance, o condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque. O R8 possui ainda as mais recentes tecnologias em termos de infotainment, com MMI touch, Audi smartphone interface e sistema de som Bang & Olufsen como equipamentos de série.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário