Automotivo

Bahia busca definição da chinesa BYD para produzir carros elétricos em Camaçari

Escrito por Roberto Nunes

A atração da chinesa BYD é a mola-mestra para o retorno da produção de carros na Bahia. O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues está na China e já visitou até as fábricas de carros e ônibus elétricos da maior fabricantes de veículos elétricos do mundo. O portal Bahia Notícias adiantou que o governador baiano já está há quase 15 dias na China para destravar pautas importantes para a Bahia.

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegou nesta quarta-feira (12), para continuar as agendas e tratativas no país asiático, Jerônimo está mais confiante. Segundo o site, um dos principais assuntos abordados na viagem de Jerônimo é a instalação da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Em matéria publicada em junho do ano passado na revista AutoData de São Paulo, indiquei que a BYD era a montadora de veículos postulante a usar o complexo automotivo de Camaçari, utilizado pela Ford até janeiro de 2021 para produzir modelos como o Ecosport e Ka, além do motor 1.0 de três cilindros.

Em outubro, o então governador da Bahia Rui Costa anunciou que o Estado tinha assinado um termo de compromisso com a chinesa BYD. Agora, na China, os líderes baianos estão em busca da assinatura definitiva do acordo entre as partes envolvidas.

O BN destacou ainda que, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da rádio Salvador FM 92,3, nesta quarta, “o gestor estadual sinalizou que a direção da fabricante de automóveis elétricos fez demandas de incentivos estaduais e federais, a exemplo da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os elétricos”.

“Na reunião essa semana, foram dois dias, e a gente saiu muito otimista. O presidente da BYD ouviu as nossas propostas, fizeram demandas de incentivos estaduais e federais, os estaduais eu respondi e Lula responderá amanhã sobre os federais. Um exemplo: eles pedem que os compradores de carros elétricos, a questão do IPVA, para estimular a compra de veículos. Além disso, também terá o carro com uma maior resistência e um conforto sobre uma ação ambiental que é não usar combustíveis fósseis. A expectativa nossa é que já oferecemos dentro de possibilidade na lei e que a gente possa receber a implantação da indústria. A relação que eles estão fazendo com a Ford, são de duas empresas, não entramos no mérito, mas os governos se colocaram à disposição para ajudar a colocar alguns incentivos. Dando certo com a Ford, eles também poderão operar o Porto, e vai precisar de apoio do governo do estado com a logística”, disse o governador.

Fonte: Bahia Noticias

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário