Automotivo

Bahia participa com duas equipes no Formula SAE Brasil

Escrito por Roberto Nunes

Salvador foi palco da etapa Nordeste do SAE Baja. Agora, estudantes de engenharia de 53 instituições de ensino superior de 14 Estados e Distrito Federal se preparam para a Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada de 28 de novembro a 1º de dezembro no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo.
Da Bahia, estarão presentes as equipes KRT UFBA, com o carro 11, e TEC Racing, do Centro Univesitário Senai/Cimatec, com o carro 15. Os veículos, que lembram um Fórmula 1, são projetados e construídos por estudantes de cursos em diversas áreas da engenharia, sob a supervisão de professores. Eles são também responsáveis pela organização e gestão do trabalho das equipes, além da viabilidade econômica do projeto. As equipes que obtiverem as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos em 2020 pela SAE International.

Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.
16ª Competição Fórmula SAE BRASIL
Data: 28 de novembro a 1º de dezembro de 2019
Local: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba – SP
PROGRAMAÇÃO
Dia 27 (quarta-feira) – apresentação das equipes na Secretaria do evento
Dia 28 (quinta-feira)- das 10h às 18h – Inspeções técnicas de segurança
Dia 29 (sexta-feira) – das 9h às 16h – Provas estáticas de segurança (inspeção técnica, frenagem, ruído, isolamento
elétrico e inclinação) e design (custo, projeto e negócios)
Dia 30 (sábado), das 9h às 16h – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e autocross).
Dia 1º (domingo) -, das 9h às 12h – Enduro. Encerramento

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário