Automotivo

BMW usa inédito pneu Pirelli com selo de certificação de manejo florestal FSC

Escrito por Roberto Nunes

A Pirelli se tornou a primeira empresa no mundo a produzir uma linha de pneus certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council) e foram projetados para o BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid. Esses pneus contêm borracha natural e rayon com certificação FSC e representam um novo horizonte para a produção cada vez mais sustentável de pneus.
A certificação de manejo florestal FSC confirma que as plantações são manejadas de uma forma que preserva a diversidade biológica e beneficia a vida das pessoas e trabalhadores locais, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade econômica. O complexo processo de certificação da cadeia de custódia do FSC verifica se o material certificado pelo FSC foi identificado e separado do material não certificado à medida que segue seu caminho ao longo da cadeia de abastecimento, desde as plantações até a fabricante de pneus.

 
O pneu Pirelli P Zero, o primeiro pneu com certificação FSC do mundo usando borracha natural com certificação FSC e rayon proveniente de plantações certificadas pelo FSC, será fornecido na dimensão 275/35 R22 para a dianteira e 315/30 R22 para a traseira do BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid. A segunda geração do BMW X5 com direção elétrica combina um motor a gasolina de 6 cilindros em linha de 3,0 litros – com a tecnologia BMW TwinPower Turbo – com a quarta geração da tecnologia do BMW eDrive. O híbrido plug-in produz uma potência do sistema de 290 kW/394 hp, com um torque máximo do conjunto de 600 Nm, em uma faixa de energia elétrica de 77-88 km (WLTP). O BMW Group realizou uma certificação de CO2 de ciclo completo para o BMW X5 xDrive45e, desde a aquisição de matéria-prima, a cadeia de suprimentos, a fabricação e a fase de uso, até a reciclagem.
Este P ZERO foi desenvolvido pela Pirelli de acordo com sua estratégia de ‘perfect fit’, atendendo assim às necessidades de desempenho do fabricante alemão para este modelo popular, ao mesmo tempo que contribui para a filosofia ‘verde’ deste veículo híbrido. O novo pneu será produzido exclusivamente na fábrica da Pirelli em Rome, Geórgia, nos Estados Unidos, e foi projetado para visar especificamente a sustentabilidade ambiental juntamente com baixa resistência ao rolamento (pontuação ‘A’ no rótulo europeu de pneus), o que melhora o consumo de combustível e reduz as consequentes emissões danosas. Além disso, os níveis de ruído são mais baixos, o que beneficia ainda mais o meio ambiente.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário