Automotivo

Bottas vence na Turquia e Verstappen se firma na liderança da temporada 2021

Escrito por Roberto Nunes

Por Durval Pereira
 
O Grande Prêmio da Turquia, realizado nesse domingo, se notabilizou por acidentes fortuitos, reclamações bobas, punições sem noção e vitória tranquila do finlandês Valteri Bottas da Mercedes. Marcou também a liderança do campeonato, Max Verstappen domina a pontuação seis pontos a frente de Lewis Hamilton, 262,5 x 256,5 pontos.
Na largada, que se deu com a pista molhada pela chuva, Fernando Alonso foi tocando por Pierre Gasly, o francês (Gasly) alegou que estava “ensanduichado” entre o espanhol (Alonso) e o mexicano Sérgio Perez e realmente estava, mas combinando com a chatice de algumas decisões tomadas por diretores de prova ultimamente o francês foi punido com 5 segundos nos boxes. Metros a frente o Alonso tocou e tirou da pista o Mick Schumacher, esse sim um acidente meio de barbeiragem e mereceu a punição também de 5 segundos para Alonso. Gasly chegou em sexto, Alonso em décimo sexto e Mick em vigésimo nono.
O destaque da corrida foi o espanhol Carlos Sainz, para desconforto do seu companheiro de equipe Chales Leclerc. Sainz largou em décimo nono e trouxe sua Ferrari até o oitavo lugar.O monegasco Leclerc mesmo chegando em quinto teve a posição ofuscada pela brilhante corrida do companheiro/rival.
Sobre os postulantes ao título, Hamilton, que largou na décima primeira posição ( marcou o melhor tempo dos treinos, mas foi punido em dez posições por trocar componentes do motor), galgou posições, teve um “pega” interessante com o Perez quando quase se tocaram e chegou em quinto discordando muito da equipe que o orientou a uma troca de pneus a qual ele creditou ser equivocada. Como sempre externou publicamente sua insatisfação alimentando as redes sociais com seu já tradicional mímimi.

Quanto ao Perez chegou em terceiro lugar logo atrás do companheiro de equipe da Red Bull.
Max Verstappen largou e chegou em segundo lugar, o GP da Turquia não era favorável a sua equipe a Red Bull e o holandês ficou bastante agradecido pelo fato da pista molhada nivelar as ações das equipes, se firmou na primeira posição do campeonato livrando seis preciosos pontos em relação ao reclamão rival. Além da diferença de pontos entre Hamilton e Max, a vitória solidificou Bottas em terceiro lugar no campeonato com 177 pontos e fez aumentar a diferença da Mercedes para a Red Bull no Mundial de construtores, agora a equipe inglesa conta com 433,5 pontos contra 397,5 da sua rival austríaca.

A próxima prova será no dia 24 de outubro no Circuito das Américas no estado do Texas nos EUA. É esperar para ver.
Durval Pereira é comentarista automobilístico

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário