4X4 Mercado

Cerapió reúne pilotos de 20 estados do Brasil

Escrito por Roberto Nunes

A partir do dia 23 de janeiro, os holofotes dos esportes a motor off-road de todo o Brasil vão estar virados para o Nordeste. Nesse dia, começa a 37ª edição do Cerapió, que percorre trilhas de Ceará, Piauí e Maranhão. A competição reúne motos, carros, quadriciclos, UTVs e bikes e é uma das mais difíceis do calendário mundial para pilotos de regularidade.

 

Por conta dessa diversidade, do desafio imposto aos seus participantes e da organização da prova, o Cerapió pontua em cinco competições do calendário nacional: Campeonato Nacional de Enduro de Regularidade, da Confederação Brasileira de Automobilismo; Confederação Brasileira de Ciclismo na maratona Stage Race de Mountain Bike; Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, da Confederação Brasileira de Motociclismo, na modalidade motos, e, da mesma entidade, o Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade nas modalidades motos, UTVs e quadriciclos.

Para aqueles que querem curtir as trilhas de forma turística, ainda existem as categorias Expedição e Mototurismo. A primeira é feita em carros 4×4 por pessoas que gostam de passeios off-road e a segunda em grandes motos que viajam apenas por trechos de asfalto. Os participantes vão poder conhecer o Parque Nacional de Ubajara, o Parque Nacional de Sete Cidades, a cidade histórica de Pedro II, o Monumento aos Heróis da Batalha do Jenipapo e o Memorial da Balaiada.

A largada geral é na paradisíaca Praia do Cumbuco, há 42 km de Fortaleza. Depois de superarem duas serras e o sertão cearense, os pilotos descansam na Serra da Ibiapaba, um dos lugares mais frios do Nordeste. O dia seguinte é de descida da região que dá nome ao Cerapió, na divisa entre Piauí e Ceará. O percurso segue com muita vegetação nativa de um bioma único no Brasil, a Mata dos Cocais, com dois dias seguidos por Teresina e redondezas.

O levantamento das trilhas já foi feito e a riqueza da região permitiu que, mesmo chegando à sua 37ª edição, o Cerapió ofereça emoções inéditas para seus participantes. “Novamente vamos surpreender a todos. Vão ser provas desafiadoras válidas pelos campeonatos de automobilismo, motociclismo e ciclismo mais importantes do cenário nacional”, definiu o diretor geral do Cerapió, Ehrlich Cordão.

 

Finalizando as iniciativas que tornam o Cerapió muito além de um rally, estão as ações sociais. Mais de 1 mil mudas de ingazeira já estão crescendo desde o início de 2023 para estarem no ponto de serem plantadas e fazer a compensação ambiental do evento. Esse projeto é feito em parceria com a ONG Mais Vida que já tem mais de 20 anos de atuação na área ambiental. A doação de cestas básicas e de óculos para crianças, que já são uma tradição, também continuam para fortalecer os laços do Cerapió com as comunidades por onde passa.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário