Automotivo

Colômbia vai importar caminhão e-Delivery feito pela VW do Brasil

Escrito por Roberto Nunes

A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início ao processo junto ao governo da Colômbia para a sua entrada no mercado para atuar no segmento de veículos utilitários ecológicos, com a apresentação aos potenciais clientes do primeiro caminhão elétrico leve em sua linha de produtos. Com esse processo, a Colômbia será o primeiro país, além do Brasil, a comercializar caminhões elétricos na América do Sul.

 

O Vw e-Delivery será importado do Brasil pela Porsche Colômbia ainda este ano. Uma unidade já está no país para apresentação aos clientes em potencial e servirá para demonstrar o seu funcionamento, características e benefícios em termos de mobilidade para o setor de cargas. Além das diferentes opções de carroceria o e-Delivery terá duas opções de capacidade de carga, com 11 toneladas e 14 toneladas. Na apresentação aos possíveis clientes, a VWCO informou que o e-Delivery é um veículos voltado para o trabalho urbano, com jornada de 8 horas, se as baterias estiverem totalmente carregadas e com o pleno funcionamento de seus elementos na cabine, como o sistma de ar-condicionado.

 

O motor elétrico de potência corresponde a 300 kW ou 402 cv, proporciona elevado torque para veículos dessa categoria, com 2.150 Nm disponível em todos os momentos e tem autonomia entre 100 e 200 quilômetros com carga total. O veículo com três packs de baterias tem autonomia de 100 quilômetros e com seis packs percorre a distância de 200 quilômetros.

 

Mercado brasileiro

A Volkswagen Caminhões e Ônibus segue de olho em oportunidades para acelerar a introdução da eletromobilidade em seus clientes. A novidade da vez é a ampliação da oferta de carregadores homologados sob medida para a tecnologia do e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido, testado e produzido no país. São mais de dez modelos disponíveis, todos assegurados com testes pela Engenharia de e-Mobility da montadora, que também passa a integrar no pacote a possibilidade de incluir a instalação elétrica necessária.

Antes de cada novo carregador homologado, entra em ação o time de especialistas em eletromobilidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Nos valemos de todo o know-how que temos em eletrificação para garantir a correta comunicação entre o equipamento e o veículo para o melhor custo operacional e segurança ao cliente. E fazemos isso de forma contínua para que a oferta seja sempre atualizada com o que há de melhor no mercado”, enfatiza Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário