Um comboio de 16 possantes raros e lustrosos espera o momento de colocar as rodas na estrada e partir para mais uma aventura no interior de São Paulo. O Veteran Car Clube da Bahia tem participação confirmada na 7ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA), maior encontro de veículos antigos do País, que acontece em Águas de Lindóia entre os dias 21 e 24 de abril de 2022, espera receber ao menos 1,7 mil veículos e 400 mil pessoas.
O clube de colecionadores da Bahia vem se destacando no cenário antigomobilismo nacional. Há mais de dez anos ininterruptos prestigiando os encontros de Águas de Lindóia, o Veteran tem crescido a cada ano com o seu contingente de associados participantes do evento. Na Bahia, o grupo promove um encontro a cada primeiro sábado do mês.
No primeiro sábado de abril, o clube vai mostrar no estado de origem os carros que participarão do evento de Águas de Lindóia para o público e a imprensa local, de acordo com o coordenador do comboio, Antonio Carlos Gouveia, Em 2019, último ano em que o EBAA foi realizado antes da pandemia, a Bahia apresentou 86 participantes e um comboio de oito veículos, alguns premiados. Foi considerado o maior grupo de antigomobilistas presente nas edições do evento.
Este ano, conforme o coordenador, o grupo conta com o dobro de participantes e partirá de Salvador no dia 17 de abril, percorrendo 2 mil quilômetros em quatro dias, contando com a presença charmosa das esposas dos pilotos. Para os que irão de avião, uma estrutura foi organizada para a viagem.
Com dezenas de apartamentos reservados na região, os integrantes do grupo da Bahia têm sido considerados fatores importantes na economia da cidade durante o evento. Hospedagem, alimentação, reuniões em bares, compras no comércio movimentam o mercado local, além da busca de peças e acessórios, para alegria dos comerciantes e expositores do evento.
“O comboio Veteran Bahia é mais que um contingente de veículos em movimento. Tornou-se um estilo de vida e aventura, aumentando a cada edição os seus adeptos que buscam com antecipação a preparação de suas máquinas do tempo para a grande aventura anual. Uma organização prévia e medidas de segurança regem o grupo”, explica Gouveia.
Segundo o coordenador, uma picape F100 1959 lidera a fila, controlando velocidade, abastecimento, pernoites e eventuais dificuldades. Todos usam radiocomunicador e camisas padronizadas. A “barriga da gata”, o carro do meio, será uma BMW Modelo 540i ano 1996, apoiando e orientando. O “rabo da gata”, último carro do comboio, será uma F1 1951, “varrendo”e assegurando que ninguém fique para trás.
Entre os participantes, haverá um caminhão International 1950, único no seu estilo, um Mercury ano 1951, um Ford Rancheiro 1970, vários Opalas, um Studebaker pickup 1951 e um Ford F-100 1958. “Um antigomobilista é um menino cujo brinquedo custa mais caro que os das outras crianças. Ferrugem no sangue não tem cura. Águas de Lindóia é a nossa Disney”, brinca Gouveia.
Deixe um comentário