Testes

Compass 4Xe peca na baixa autonomia do motor elétrico

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes

 

A versão híbrida do Compass surgiu em 2022 mas a Jeep usou a estratégia de “congelar”as entregas no mercado brasileiro. A normalidade das vendas aconteceu justamente na chegada forte dos carros elétricos e com propulsor híbrido de marcas chinesas como a BYD e GWM no País. Modelos como o Haval e o Song Plus ganharam as lojas e as garagens de muitos consumidores em todo o Brasil. Produzido na Itália, o Compass 4Xe é o primeiro modelo eletrificado da Jeep no Brasil. Suas vendas ainda são tímidas e a Jeep já prepara o carro reestilizado para entrar na briga com Toyota Corolla Cross, GWM Haval H6 e BYD Song Plus.

AUTOS E MOTOS rodou por 7 dias no Jeep Compass 4Xe pelas ruas de Salvador. O modelo híbrido é baseado na versão S na Europa. O pacote mecânico atual deixa o consumidor de Compass com dúvidas enormes, já que a concorrência está bem desleal no aspecto autonomia dos modelos eletrificados, especialmente os de motor híbrido das fabricantes chinesas.

 

A velha pergunta do brasileiro sempre surge no ar, agora com o argumento de autonomia: quantos kms faz com 1 litro de combustível? A Jeep equipa o SUV com sistema híbrido plug-in. O Compass 4Xe vem equipado com o motor 1.3 turbo a gasolina, de 180 cv e 27,5 kgfm de torque montado no eixo dianteiro, e uma unidade elétrica de 60 cv e 25,5 kgfm na traseira. Assim, a potência combinada é de 240 cv, de acordo com a engenharia da Jeep. Sim, e a tal da autonomia? Seguindo os números divulgados pela Jeep, o Compass híbrido plug-in acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 206 km/h usando o conjunto híbrido ou 130 km/h rodando somente com o motor elétrico. O SUV tem uma bateria de 11,4 kW que alimenta o motor elétrico e garante até 44 km de alcance no modo totalmente elétrico. No geral, chega a uma autonomia de 927 km, segundo dados do fabricante.

Na prática, o marcador de autonomia do motor elétrico mostrou que o consumo no modo elétrico é grande e aí o motorista começa a usar gasolina para o deslocamento nas grandes cidades como Salvador. Em duas saídas, o painel de instrumentos já estava indicando que a bateria estava em 19% de carga, o que gerou uma insatisfação tremenda no uso urbano.

Mas o Compass é um SUV com pacote justo e visual moderno com a tradicional grade Jeep. A marca americana inclui itens bem legais no Compass híbrido. Entre eles, estão o sistema de câmera com visão 360º, som Alpine de 506W de potência com oito alto-falantes e subwoofer e novos recursos no sistema Adventure Intelligence com multimídia com tela de 10,1” – o dispositivo indica as principais informações sobre o funcionamento do trem de força híbrido, baterias e pontos de carregamento.

A Jeep entrega uma lista de equipamentos com assistente pessoal Alexa, piloto automático adaptativo com frenagem automática, reconhecimento de placas de trânsito, além de sistemas de detector de fadiga, assistente de estacionamento e monitor de manutenção em faixa e ponto cego. O SUV da Jeep tem ainda farol-alto automático, painel de instrumentos com tela digital de 10,25”, carregador de celular wireless, partida remota e central multimídia com tela de 10,” com GPS nativo e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabos.

É sim um carro para as famílias e opção de compra no mercado nacional. O Compass híbrido plug-in vem com o cabo de carregamento e pode ser usado direto na tomada de casa. O SUV vem ainda com sistema de faróis full-LED, ar-condicionado de duas zonas, teto solar elétrico panorâmico, tração 4×4 com seletor de terrenos (modos auto, snow, sand/mud e o exclusivo modo sport) com reduzida, chave presencial para acesso e partida e porta-malas (420 litros) com sensor de presença. Motorista e demais passageiros ganham com os bancos dianteiros de couro com ajuste elétrico, freio de estacionamento eletrônico e com sistema auto-hold, retrovisores com rebatimento automático, retrovisor fotocrômico e 7 airbags.

Ainda não caiu a ficha dos motivos que levaram a Jeep deixar o Compass híbrido plug-in na geladeira. Mas isto pode ser corrigido com a chegada da linha 2025 do Jeep Compass, incluindo a configuração com motorização híbrida.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário