Automotivo

Creta muda visual e ganha motor turbo para enfrentar SUV's rivais no Brasil

Escrito por Roberto Nunes

A ausência do Ford EcoSport – que deixou de ser produzido após o fechamento do complexo automotivo de Camaçari, na Bahia – abriu o caminho para os SUV’s urbanos no Brasil. Todos “morderam” uma fatia do bolo do EcoSport, modelo pioneiro neste segmento desde 2003 no Brasil. O Creta é um dos mais recentes e a Hyundai cuidou de dar um tapa no visual e incluir ainda melhorias mecânicas e de equipamentos.

A Hyundai Motor Brasil (HMB) apresentou o Creta chamado de Nova Geração 2022. Tanto por seu design imponente como por seus atributos de conforto, segurança e tecnologia, o novo veículo chega em setembro e está disponível nas versões Comfort, Limited e Platinum, com motor 1.0l Turbo GDI de 120 cv, e Ultimate, com motor Smartstream 2.0l de 167 cv. A novidade tem pré-venda iniciada, em todo o Brasil, pelo site www.hyundai.com.br, com preços que variam entre R$ 107 mil e R$ 147 mil.

Produzido na fábrica de Piracicaba, São Paulo, o Creta 2022 quer mais espaço no segmento e briga com equipamentos, motor turbo e design bem moderno para desbancar Jeep Renegade, Nissan Kicks, Renault Captur, Chevrolet Tracker , entre outros.

 
A grade frontal exclusiva para o Brasil, em formato hexagonal, possui uma combinação de cores e formas que deixa clara sua presença na carroceria, quebrando a padronização vigente nos concorrentes. Dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em “cascata”, sendo emoldurada em prata ou cromado. O conjunto óptico dianteiro é outra assinatura inconfundível de estilo do SUV compacto da Hyundai, evidenciado também pelas luzes diurnas em LED (DRL), disponíveis para as quatro versões de acabamento. Faróis e lanternas em LED na versão topo de linha contribuem para um efeito ainda mais marcante. Para fechar, chamam a atenção o capô alongado com vincos bem delineados e as caixas de rodas mais robustas.

Na silhueta lateral, há um elemento de design na forma de uma moldura que segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna C, sempre na cor prata. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e diamantadas e de 18 polegadas no topo da gama. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.
A Nova Geração do Creta está disponível em seis cores diferentes. Duas sólidas, Preto Onix e Branco Atlas; três metálicas, Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk; e uma perolizada, Azul Sapphire. Há ainda uma combinação de pintura chamada Dual Tone, quando as cores Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Silk e Azul Sapphire podem vir com teto, moldura da coluna C e barras de teto em preto, como opção e sob consulta prévia, exclusivamente na versão Ultimate.

O novo Creta cresceu por dentro e por fora. Aumentou suas dimensões em largura, comprimento e entre-eixos. Agora são 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. A máxima utilização dos espaços internos oferece conforto extra a todos os ocupantes. Há mais espaço para pernas, ombros e joelhos. Tudo foi pensado e desenhado para ser mais confortável e mais bem organizado.

O freio de estacionamento eletrônico faz com que se ganhe ainda mais espaço no console central. Outros destaques são o painel digital colorido de sete polegadas, o ar-condicionado automático digital e o seletor de modo de direção – com opções Normal, Smart, Eco e Sport –, escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor e que atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção.


O teto solar panorâmico é um dos pontos altos da Nova Geração. Oferece uma das áreas envidraçada mais amplas disponíveis, que vai até a cabeça do passageiro traseiro. E, por fim, a central multimídia BlueNAV traz a maior tela da categoria, de 10,25 polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto. O condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus. Graças ao Smart Camera 360° uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.
O pacote de segurança Hyundai SmartSense chega ao Brasil com o Creta 2022. Além da Smart Camera 360°, a Nova Geração sai de fábrica com Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa. A lista segue com o Sistema de Frenagem Autônomo, que age em situações em que há risco de colisão frontal com pedestres, outros veículos e até mesmo ciclistas, e que, graças ao novo recurso de Detecção de Convergência à Esquerda, alerta, caso haja risco de colisão com algum veículo vindo de uma pista adjacente no lado oposto, tão logo seja acionado o sinal de mudança para a faixa à esquerda. Se esse risco prossegue, os freios são acionados automaticamente.

Outra função exclusiva é o Assistente de Permanência em Faixa. A tecnologia fornece um aviso e auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do veículo para a outra pista de forma não intencional. Já o Assistente de Centralização em Faixa mantém constantemente o veículo no centro da pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no alinhamento com o veículo à frente, caso não haja marcação no solo. Completam a lista do pacote SmartSense o Detector de Fadiga, o Farol Alto Adaptativo e o Controle de Velocidade Adaptativo.

Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

O conceito global da Hyundai para conectividade veicular, o Bluelink, chega com novidades no novo Creta. Além das funcionalidades já conhecidas na família de compactos HB20, como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas, e receber alertas, o motorista do Creta 2022 poderá ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.

O novo Creta chega com motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, nas configurações Comfort, Limited e Platinum. O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas mais eficientes para todas as situações e com baixo consumo de combustível.

A versão topo de linha Ultimate vem com motor aspirado Smartstream 2.0l que, graças a uma série de inovações, passa a oferecer 167 cavalos de potência e eficiência 8% maior em economia de combustível em relação a sua versão anterior. A transmissão será sempre automática de seis velocidades e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, proporcionando ainda mais economia de combustível.

 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário