Automotivo Mercado

Estudo do Mercado Livre indica aumento de preços dos carros usados no Brasil

Escrito por Roberto Nunes

Em tempos de crise no comércio a melhor saída é uma promoção, certo? No Brasil, a história é bem diferente e, no setor de automóveis seminovos, se nota que ao invés de preços baixos o valor do carro com dois anos de uso está em alta. Na prática, está mais caro para o consumidor comprar um veículo seminovo no país.
A unidade de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre, empresa líder em tecnologia para o e-commerce e serviços financeiros, acaba de realizar um levantamento exclusivo que acompanhou a evolução dos preços de veículos usados em diversos países da América Latina, no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021.
O estudo – que considerou carros e caminhonetes seminovos, fabricados entre 2010 e 2016 – identificou que a variação no preço dos automóveis não seguiu um padrão na região. No Brasil, por exemplo, foi detectado um aumento de 0,2% no valor médio do grupo de automóveis avaliado. Ou seja, basicamente o preço médio desses veículos não se alterou, mesmo com uma inflação de 4,5%, apurada em 2020, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O mesmo movimento ocorreu no México, os valores continuaram praticamente iguais aos praticados em janeiro de 2020.
Já na Colômbia e no Uruguai, a alta se aproximou da inflação e os preços tiveram aumentos de 1,4% e 7,3%, respectivamente. Já na Argentina, os veículos tiveram um aumento bem acima da inflação anual, apontando índice de 90%.

No Brasil, avaliando a variação mês a mês, julho foi o mês em que foi registrada a maior queda de preços: 1,7%. “Essa desvalorização aconteceu principalmente devido às incertezas econômicas geradas pelo avanço da COVID-19. Naquele momento, com a reabertura das lojas, muitos vendedores reagiram diminuindo preços para atrair novos compradores. Contudo, em novembro, observamos uma tendência de alta expressiva, quando foi registrado um aumento de 1,5% nos preços e a média praticada voltou ao patamar de R$ 35.500”, esclarece Luis Paulo dos Santos, Diretor do Marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre.

O Mercado Livre também levantou a variação de preços dos automóveis por marcas. Esta análise apurou que os modelos Chevrolet, Fiat e Renault tiveram poucas variações de preços no período. Já os modelos da Toyota registraram queda no valor médio de 2%, enquanto os da Hyundai, Mitsubishi e BMW apresentaram alta de 7%, 6% e 4%, respectivamente.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário